Como utilizar a tecnologia a favor da criação de aves?
Responsável por uma parcela importante na arrecadação do PIB nacional, a carne de frango brasileira está presente em 160 países e coloca o Brasil na primeira posição no ranking de exportação. Não é à toa que esse patamar foi alcançado: a qualidade dos produtos se deve ao esforço do avicultor brasileiro, que investiu em tecnologia para criação de aves, promovendo melhorias em todas as etapas da cadeia de produção.
A qualidade do produto que chega aos mercados depende de uma série de fatores, desde a criação de linhagens adaptadas aos sistemas de criação, passando pela garantia do seu bem-estar, adequada nutrição até a segurança sanitária. Todos esses processos foram desenvolvidos para suprir a demanda alimentar da população que, além do seu número crescente, está cada vez mais exigente em relação à qualidade da carne e cuidado com os animais.
Mas, então, de que forma a tecnologia está presente no sistema de criação de aves? E como o seu uso influencia diretamente a produtividade da granja? Continue a leitura e entenda!
Como é utilizada a tecnologia para criação de aves?
Se pensarmos em tecnologia como qualquer ferramenta que facilita e aprimora os processos de produção, na criação de aves ela está presente nos sistemas que garantem a ambiência dos galpões (controle de temperatura, umidade e presença de gases), ferramentas para melhoria do bem-estar dos animais, na elaboração das rações, nos programas e softwares que auxiliam a automação e o gerenciamento das atividades, na vigilância sanitária e, também, nas técnicas de manejo pré e pós-abate.
Ou seja, todas as etapas da cadeia produtiva avícola são englobadas por procedimentos desenvolvidos e conduzidos por meio da tecnologia. Ela permite que o avicultor tenha maior domínio dos fatores que influenciam a qualidade dos produtos (maximizando o desempenho das aves), além de aumentar a velocidade da produção e possibilitar uma resposta rápida e eficaz frente a qualquer eventualidade.
Como implementar as tecnologias na granja?
O melhoramento genético dos frangos, que teve início na década de 1950, selecionou características específicas que tornaram as aves mais adaptadas aos sistemas de produção. Desde então, elas apresentam uma grande capacidade de conversão alimentar e uma notável velocidade no seu crescimento.
Porém, para que todo o potencial genético seja alcançado e a qualidade dos seus produtos atinja a expectativa dos consumidores, é fundamental que as premissas do bem-estar animal sejam seguidas na granja. Isso significa que as boas práticas de manejo somadas à nutrição adequada para cada fase de criação e à manutenção do status sanitário são a garantia do sucesso do avicultor.
Então, nesse contexto, um dos grandes benefícios da utilização da tecnologia na criação de aves está relacionada com a melhoria do bem-estar animal, com a automatização e a gestão desses processos. Entre as estratégias tecnológicas que aumentam a produtividade do negócio, e estão cada vez mais sendo implementadas nas granjas brasileiras, podemos destacar as seguintes.
Drones
Apesar do crescente (e relevante) uso de drones na agricultura e pecuária, experiências demonstram que os frangos são muito sensíveis à presença desses aparelhos dentro dos abrigos, estressando-se com facilidade. Na criação de aves, portanto, eles são mais indicados para fazer o controle das condições climáticas e da emissão de ruídos no entorno dos galpões. Contudo, podem ser utilizados para o monitoramento das aves em propriedades onde elas sejam criadas em ambientes externos.
Sensores
Esses dispositivos são amplamente utilizados pelos avicultores. Instalados no interior dos abrigos, eles medem a temperatura e a umidade, monitoram os níveis de amônia e dióxido de carbono (gases provenientes do metabolismo das aves), além de ajustarem a intensidade de luz, estimulando o crescimento dos animais. Altamente sensíveis, eles ainda podem ser utilizados para acompanhar o bem-estar de cada ave (sensores portáteis).
O controle da luz é importante para o desenvolvimento das aves, pois uma luminosidade muito intensa deixa os frangos mais agitados e, consequentemente, eles gastam mais energia, o que prejudica o crescimento. Assim, os sensores são utilizados para controlar de forma automática a abertura e o fechamento de cortinas de lona, que obstruem a passagem completa da luz.
Inteligência artificial (IA)
Mesmo que pareça algo futurista, a Inteligência Artificial pode ser aplicada, por exemplo, na etapa de desossa dos frangos. Essa atividade requer uma estimativa do peso e da forma de cada peça de carne. Incluir a Inteligência Artificial nesse processo, além de automatizá-lo, eleva consideravelmente o nível de precisão dos cortes, diminuindo, assim, o desperdício.
Realidade Aumentada (RA)
A Realidade Aumentada é a combinação de informações virtuais com a visualização do mundo real. Uma das aplicações dessa tecnologia é que através de um dispositivo (óculos especial ou smartphone), o funcionário é capaz de identificar partes da carne que devem ser descartadas, mas que ele não consegue enxergar sozinho, a olho nu.
Equipamentos de ponta
A tecnologia está presente, também, na infraestrutura da granja. Os equipamentos instalados para fazer a ventilação, a regulagem da temperatura bem como da umidade são desenvolvidos para as especificidades de cada propriedade e levam em consideração o tamanho dos galpões e do plantel. Da mesma maneira, a distribuição de ração para os frangos é mecanizada, reduzindo em até um terço o tempo dessa atividade, antes feita manualmente.
Internet das Coisas (IoT)
Agora, imagine todos esses processos sendo monitorados ao mesmo tempo e em tempo real, por meio do seu smartphone. É isso que a Internet das Coisas — Internet of Things, em inglês — faz. O uso de aplicativos conectados à rede confere uma maior ligação entre o maquinário e os funcionários da propriedade, que passam a ter mais controle sobre o andamento destes. Além disso, essa conectividade possibilita ao produtor mais rapidez para solucionar qualquer eventualidade.
Nutrição balanceada
Em relação à nutrição das aves (imprescindível para maximizar o seu potencial genético), as rações são elaboradas visando atingir objetivos específicos, como a inclusão de aditivos para substituir antibióticos promotores de crescimento, melhorar o sistema imune e favorecer a digestão das aves, entre outros. Além disso, o alimento é balanceado com os nutrientes que cada linhagem de frango exige.
Próteses de impressão 3D
Outra tecnologia que vem sendo desenvolvida é a impressão 3D de peças e até mesmo de próteses para os animais. Engenheiros já desenvolveram uma impressora capaz de imprimir peças menores em torno de um dia, um tempo bem menor se comparado à espera de um pedido com prazo de entrega. Além disso, o custo para a produção da peça fica em torno de 20% do valor total, o que representa uma grande economia para o produtor aviário.
Outro benefício inovador da utilização de próteses seria a oportunidade aumentar a expectativa de vida de animais reprodutores. Soluções como essa já têm sido aplicadas em alguns animais de estimação, os quais receberam novos membros, inclusive com articulações. Assim, há grandes chances dessas soluções serem aplicadas na criação de animais de corte futuramente.
Robótica
Os robôs são mais indicados para monitoramento interno em galpões, já que os drones podem assustar e estressar as aves. Além do mais, as tarefas que podem ser realizadas por robôs incluem trabalhos repetitivos, como higienização do local, coleta de ovos e monitoramento de aves. Eles podem fazer isso com uma eficiência muito maior se comparado ao trabalho humano, além de reduzir os custos com mão de obra.
Ademais, os robôs são capazes de monitorar fatores ambientes como luminosidade, temperatura e umidade. Com esse controle, é possível manter as melhores condições ambientais para as aves, o que ajuda a prevenir doenças e infecções. Contudo, se houver um animal doente, ele será detectado mais rapidamente com o uso de robôs.
Realidade Virtual (RV)
A realidade virtual pode ser utilizada em treinamentos de colaboradores, ensinando como os processos devem ser feitos na granja. Tanto no corte da carne quanto na coleta de ovos, essa tecnologia pode ajudar muito na hora de treinar os empregados para o serviço no campo. Outra aplicação dessa tecnologia nas granjas é proporcionar uma experiência imersiva ao consumidor, possibilitando que o mesmo conheça os processos sem fazer necessariamente uma visita física.
Blockchain
Trata-se de uma tecnologia utilizada para registrar de forma imutável uma transação, oferecendo muito mais segurança ao usuário. Na indústria avícola, representa uma maior segurança alimentar, já que é possível monitorar toda a cadeia de suprimentos, desde o produtor até o consumidor final. Isso é possível por meio do armazenamento seguro e monitoramento dos registros digitais, que essa tecnologia permite.
Big Data
O controle de dados é uma parte fundamental de qualquer negócio, e quanto mais dados for possível coletar, mais precisas serão as informações sobre o empreendimento. Para fazer um controle eficiente, são necessários softwares capazes de interpretar uma grande quantidade de dados. Por isso, muitas empresas têm criado algoritmos complexos para cumprir essa tarefa.
Na avicultura, o monitoramento de uma grande quantidade de dados permite, por exemplo, acompanhar de forma mais precisa o crescimento do animal, e como ele responde à nutrição. Assim, é possível fazer os ajustes necessários para trabalhar com maior eficiência. Outra informação importante é saber como está a saúde dos animais, e uma análise de dados poderosa mostra isso com muito mais precisão.
Por que é importante investir em tecnologia para criação de aves?
Independentemente do tamanho da granja e do plantel, é fundamental que o produtor busque estar sempre atualizado e procure estabelecer melhorias para o seu negócio. A alta demanda do mercado aviário e as exigências dos consumidores somente podem ser supridas com o advento das estratégias tecnológicas na cadeia produtiva.
Sem dúvidas, o investimento em tecnologia para criação de aves é compensado, garantindo uma alta produtividade, maior qualidade nos produtos e, consequentemente, maior lucro para o empreendedor. Sendo assim, fica evidente a importância de investir em tecnologia para quem deseja impulsionar o seu negócio.
Gostou das informações e quer continuar se atualizando? Então, assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail mais informações e novidades do Agronegócio!
Trabalho com a vacinar é pra mim e uma boa empresa já sou clieti não tenho o que fala
Oi Ailton, obrigada por seu comentário e por ser nosso cliente! Ficamos felizes em saber de sua satisfação com nossos produtos e serviços e continuaremos trabalhando para oferecer sempre as melhores soluções para você.