O que é a pecuária de precisão e como utilizá-la?
Independentemente do tipo de produção pecuária, seu objetivo deve ser sempre o aumento de produtividade acompanhado de qualidade. O que é exatamente o que a pecuária de precisão possibilita nesse ramo.
O conceito por trás da ideia é simples e extremamente eficaz. Trata-se do uso de softwares e hardwares para monitorar seus animais em tempo real, com finalidade de receber respostas e atualizações rápidas para que determinada ação seja realizada corretamente.
Esse tipo de tecnologia vem crescendo nos últimos anos, dado a sua enorme resposta de produção e, dessa forma, tende a ser totalmente implantada. Por isso, veja a seguir quais as vantagens desse sistema e saiba como utilizar formas da pecuária de precisão no seu negócio. Confira!
O que é a pecuária de precisão?
Este é um conceito cada vez mais abordado no mundo do agronegócio, pois representa um conjunto de informações e tecnologias que monitoram e potencializam o aumento nos indicadores de produtividade. Dessa forma, é possível ter maior acurácia nos resultados.
Graças aos mais avançados hardwares e softwares de gestão de dados, o pecuarista pode trabalhar com seus animais como se fossem sistemas fechados. As necessidades de um bovino são únicas, de modo que olhar o coletivo para tomar uma decisão pode não ser a melhor escolha.
Trabalhando em tempo real com cada indivíduo separadamente, permite uma melhora da qualidade e facilidade no tratamento. Assim, os produtos terão maior qualidade, em menor tempo e de uma maneira segura e fácil.
Quais são as vantagens de usá-la?
A pecuária de precisão se encaixa perfeitamente em qualquer linha de produção e pode ser aplicada em empreendimentos de qualquer porte. A seguir, veja algumas das vantagens de utilizar a tecnologia na pecuária.
Informações precisas
As tecnologias permitem ser o mais preciso possível em uma enorme escala. Por exemplo, é possível medir exatamente o que o animal consome e produz, bem como seu comportamento e todos os sinais vitais em tempo real. Isso possibilita prevenir doenças e danos físicos, definir a dieta mais apropriada para a fase em que o animal se encontra e determinar se ele está apto a produzir e reproduzir.
Tomada de decisão mais efetiva
Tudo isso gera uma menor dúvida ao decidir os processos, já que os dados deixarão todas as informações claras e precisas, auxiliando na tomada de decisão.
Redução de custos
O total conhecimento da situação do negócio evita desperdícios e reduz os custos de produção. Por exemplo, o uso de programas de formulação para balanceamento de dietas fornece exatamente o que o animal necessita para alcançar a máxima produção.
Nesse sentido, fertilizantes para a produção de grãos ou para forragens são utilizados de maneira estratégica e consciente, sem excessos e nem riscos ao meio ambiente.
Maior produtividade
Ao ter o controle total de todas as informações que necessita para o processo de produção, o pecuarista pode traçar objetivos e estratégias, avaliar quais os métodos mais apropriados para alcançar uma produtividade maior, considerar os potenciais riscos da atividade e se planejar para incidentes.
Como utilizar a pecuária de precisão?
A primeira coisa a se notar ao utilizar esse método é que quase todos os documentos e dados físicos já não existem mais, pois tudo é automatizado e digitalizado.
Partindo disso, o pecuarista decidirá o que vai utilizar entre os inúmeros sistemas de monitoramento que ajudam na gestão e coleta de dados. Para esse planejamento estratégico na pecuária basta se cadastrar e informar o necessário para que sua fazenda entre no banco de dados que serão analisados.
Para isso, o uso de tecnologias ajuda e muito no processo, tendo cada função e direcionamento certo para determinada área. Veja alguns exemplos.
Software de gestão
Os softwares de gestão auxiliam em todos os processos administrativos e alavancam toda a gestão da propriedade, otimizando metas, funções, distribuição de recursos etc.. Além disso, permite um acesso fácil a qualquer dado que diga respeito aos animais, aos custos, aos ganhos e aos dados gerais da fazenda.
Plataformas de precisão
Qualquer programa que ajude a coletar e a armazenar algum dado com precisão se encaixa nesse quesito. São meios fáceis de analisar ganho de peso, saúde, alimentação, taxa de produção e muito mais de cada animal, pois os dados são armazenados em formas de tabelas, gráficos e imagens, ajudando na sua compreensão e na sua análise.
Sistemas por foto
Nesse caso, as fotos vão além de simples registros visuais, o que por si só já seria ótimo. Porém, ao utilizar o sistema de foto de algum software, o pecuarista é capaz de extrair dados do gado, por exemplo, o seu peso. Ao tirar uma foto do animal e inserir alguns dados básicos sobre o mesmo, o sistema será capaz de informar o peso com uma taxa de acurácia muito alta.
Produção animal 4.0
Esse é um conceito de tecnologia avançada que se destaca por aumentar a produtividade e reduzir a perda na cadeia produtiva, sem descartar o bem-estar animal e a sustentabilidade. Assim, a produção animal 4.0 utiliza recursos e dispositivos tecnológicos como sensores, chips, painéis de LED, entre outros, conectados à internet por celulares ou tablets.
Como uma empresa utiliza a pecuária de precisão?
Uma empresa pode atuar diretamente para o cuidado da saúde alimentar e da nutrição do animal, independentemente da categoria produtiva com que se trabalhe. E quando tratamos da pecuária de precisão, alguns métodos desenvolvidos para o controle nutricional total do gado garantem melhores índices zootécnicos e, consequentemente, maior produtividade.
A seguir, veja alguns exemplos.
Milho Grão Inteiro
A dieta do milho grão inteiro é indicada para os animais que participarão de uma série de produção em confinamento. Nesse processo há a necessidade de uma alimentação que acompanhe a adaptação longe do pasto, para o controle metabólico. Com isso utilizam de grãos de milho inteiros como alimento para a adequação da microbiota ruminal.
Gorduras
O uso de gorduras está diretamente ligado ao funcionamento metabólico do animal e é utilizado para aumentar o seu desempenho. Assim, o animal terá foco em ganho de peso, melhorando seu condicionamento físico, que será direcionado para a sua produção. Esse tipo de alimento é absorvido diretamente no intestino do animal, o que proporciona maior absorção de calorias.
Dieta Total
Uma vaca leiteira necessita de uma dieta rica que forneça todos os nutrientes necessários para a mantença e para a produção de leite. O método de dieta total analisa os animais separadamente, sendo possível elaborar uma alimentação única capaz de sustentar as exigências nutricionais de cada animal. Essas dietas precisam ser balanceadas para que não haja deficiência no animal nem na produção.
Após conhecer um pouco mais sobre a pecuária de precisão, se torna claro para qualquer produtor sua necessidade. O uso de qualquer um dos métodos se mostra vital para evitar erros e alavancar a sua produção, sem prejuízos e com maior rentabilidade.
Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe o post em suas redes sociais para que outras pessoas também possam usufruir dessas informações!
Muito interessante, trabalho com SIG e DR (Detecção Remota) e não tinha conhecimento dessa área. Parabéns e muito obrigado pelo artigo.
Olá, Nogman, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve.