Dieta triturada para aves: conheça os benefícios da linha QualiFEED®
A avicultura brasileira é um exemplo de atividade produtiva de sucesso, sendo o setor que mais se destaca entre as cadeias de produção animal. Para alcançar os índices zootécnicos de excelência, entregar produtos com a qualidade esperada pelo mercado e gerar a máxima rentabilidade ao produtor, a dieta triturada para aves é uma das estratégias nutricionais que têm impacto significativo sobre o consumo de ração e o desempenho das aves.
Visto que a alimentação representa em torno de 70% do custo de produção da atividade — principalmente porque as matérias-primas utilizadas na criação tecnificada das aves também são utilizadas para o consumo humano —, o avicultor não pode descuidar do manejo nutricional dos animais.
Pensando na importância do tema para quem atua na área, preparamos este artigo sobre os principais benefícios da dieta peletizada e triturada para aves. Aproveitamos também para explicar como a linha QualiFEED® da Vaccinar pode ajudar você a conquistar melhores resultados na granja. Continue conosco!
Os benefícios da ração peletizada e triturada
As aves de criação modernas são altamente eficientes na produção, possuindo um material genético que melhora os índices de produtividade, sanidade, ambiência e nutrição, proporcionando melhor desempenho zootécnico na criação.
Assim, as rações fornecidas às aves buscam suprir os nutrientes e a energia de que elas necessitam para a sua mantença e máximo desempenho zootécnico. Por esse motivo, a ração deve conter todos os nutrientes necessários, de forma balanceada conforme a idade das aves e a finalidade da criação. Com isso, busca-se proporcionar:
- ganho de peso adequado;
- lotes uniformes;
- melhor conversão alimentar;
- menor mortalidade;
- melhor rendimento de carcaça (nas produções de frango de corte);
- maior retorno financeiro.
A forma física impacta de forma significativa o consumo de ração e, consequentemente, o desempenho das aves. A ração triturada uniformiza o tamanho das partículas de alimento, evitando que as aves selecionem ingredientes — o que é comum com as rações fareladas. Com isso, é há a redução do desperdício.
Além disso, o tamanho das partículas do alimento e sua forma física também influenciam a velocidade da digestão no trato gastrintestinal das aves. Nesse caso, as partículas maiores são digeridas mais lentamente do que as menores, o que estimula o desenvolvimento e o peristaltismo intestinal — sendo, portanto, ideal para a fase inicial das aves.
Diversos estudos que avaliaram a influência da forma física da ração, tanto no desempenho dos animais quanto no aproveitamento dos nutrientes e no desenvolvimento do seu trato gastrointestinal, comprovaram os resultados superiores das rações triturada e peletizada nas fases pré-iniciais. As aves alimentadas com ração farelada têm menor consumo de ração, de acordo com as pesquisas.
Ou seja, a dieta peletizada e posteriormente triturada proporciona melhor ganho de peso e melhor conversão alimentar. Isso porque as partículas exigem menor esforço físico dos animais para consumirem a ração, o que ocasiona menor gasto energético e, consequentemente, resulta em maior disponibilidade de energia, que será utilizada para a produção.
Os cuidados da Vaccinar na seleção dos grãos
Quando se fala em fabricação de ração, a qualidade dos grãos utilizados na mistura é o primeiro e o mais importante item para obter-se um produto que garantirá o melhor desempenho das aves. Para alcançar esse nível de excelência, é preciso conhecer muito bem os ingredientes.
A linha QualiFEED® da Vaccinar abrange rações especiais desenvolvidas para atender às necessidades nutricionais das aves em diferentes fases e sistemas de criação, buscando o aumento da taxa de ganho de peso e a melhoria da eficiência alimentar. Para tanto, são produzidas com grãos selecionados: ingredientes de alta qualidade e alta digestibilidade inspecionados e analisados de forma a assegurar a qualidade da ração.
Ainda, a linha QualiFEED® HD é processada com aditivos para a proteção contra micotoxinas e com a adição de enzimas digestivas que promovem melhor aproveitamento dos ingredientes da ração e maior absorção dos nutrientes no trato digestivo das aves. Além disso, as rações trituradas apresentam granulometria ideal para a fase em que será fornecida.
Os tipos de dietas trituradas QualiFEED®
As demandas nutricionais das aves variam de acordo com a linhagem, a idade, o sexo, o estado sanitário e nutricional, a fase produtiva e, também, com a finalidade econômica.
A Vaccinar Nutrição e Saúde Animal, por meio da nutrição de precisão, elabora rações tanto para a criação de frango de corte quanto para a criação de galinhas poedeiras e matrizes, nas suas respectivas categorias produtivas. Veja só.
QualiFEED® HD Matrizes
Recomendada para os primeiros 28 dias de vida da ave. Segue o conceito HD (High Definition) e inclui nutrição de precisão para matrizes pesadas, visando desenvolvimento adequado, uniformidade e viabilidade na fase inicial, além de alto desempenho e longevidade na fase produtiva de machos e fêmeas.
QualiFEED® Inicial Poedeiras
Recomendada para pintainhas dos 7 aos 28 dias de idade. Tem o objetivo de minimizar os efeitos negativos da debicagem sobre o desempenho e o bem-estar das aves.
QualiFEED® Pré-inicial Aves de Corte
Indicada para a fase pré-inicial das aves de corte. Tem como objetivo a menor mortalidade, o maior ganho de peso aos 7 dias e o melhor desenvolvimento do trato gastrointestinal.
QualiFEED® Pré-inicial Matrizes e Poedeiras
Recomendada para pintainhas que serão matrizes e poedeiras. Proporciona o ganho de peso adequado aos 7 e 14 dias e é ideal para promover a uniformidade do lote pós-alojamento.
QualiFEED® Pottent Galo
Destinada a galos reprodutores a partir da 29ª semana de idade para promover a melhor uniformidade, o controle de peso corporal, o desenvolvimento adequado do sistema reprodutor e a melhoria da fertilidade (alcançada precocemente), o que resulta em maior número de pintos por matriz alojada.
A escolha da linha QualiFEED®
Como você bem sabe, é por meio da alimentação que os animais adquirem todos os nutrientes necessários para a realização de suas funções vitais e produtivas. Para as aves comerciais, é preciso fornecer uma dieta balanceada que permita que elas expressem o seu potencial genético na produção a que são destinadas.
A trituração dos pellets é um processo que melhora a fluidez e o valor nutricional das rações, visto que as aves preferem grãos maiores em detrimento dos farelos comumente usados pelos produtores. A forma física dos grãos influencia principalmente o sucesso nos primeiros dias de vida, fase crítica para a avicultura, em que se objetiva o máximo crescimento da ave e o bom desenvolvimento do seu sistema digestivo.
Além disso, o aumento do consumo, do ganho de peso e da eficiência alimentar confere mais vantagens econômicas ao produtor. Entretanto, para obter êxito na atividade, as rações oferecidas às aves devem ter qualidade certificada, visto que a sua importância impacta todo o sistema produtivo.
A Vaccinar Nutrição e Saúde Animal é uma das líderes do segmento de nutrição e saúde animal no país, conhece as dificuldades e os desafios da avicultura nacional e desenvolve soluções seguras e eficazes aos produtores, como a dieta triturada para aves. Por meio da proximidade com os avicultores e o investimento em tecnologias de ponta, busca fornecer alimentos de excelência que promovem o sucesso do negócio.
Gostaria de saber mais informações a respeito dos nossos produtos? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas em nutrição de aves!
Este conteúdo foi elaborado com a colaboração de Jacqueline Moura, especialista em Nutrição de Aves no Departamento de Nutrição e Tecnologia da Vaccinar.
Bom dia, estou pensando em iniciar uma criação de galinhas de raça pura, poedeiras e de corte para comercializar matrizes e gostaria de saber se posso alimentar essas aves só com ração triturada,desde pintainhos até o final do ciclo de produção? Aqui em Salvador na Bahia, não encontramos outro tipo de ração triturada que não seja inicial e peletizada, só para outros animais. Me informaram que, alimentar galinhas adultas com ração inicial e milho quebrado, as mesmas terão problemas osseos, é verdade? Porque?
Olá Adilson, agradecemos o seu contato!
Antes de iniciar a criação de aves é importante definir qual segmento você pretende estar seguindo, ou seja, definir se você quer trabalhar com poedeiras ou frangos de corte, pois são aves que demandam diferentes tipos de manejo e alimentação. Para se obter bons resultados produtivos o fornecimento correto da alimentação é fundamental, pois para cada fase de produção a ave necessitará de diferentes níveis nutricionais, como por exemplo os níveis de proteína, aminoácidos, energia das dietas. Para aves na fase inicial o maior teor de proteína e aminoácidos são importantes para auxiliar no desenvolvimento estrutural do animal, enquanto na fase final há uma maior demanda energética para o ganho de peso. Nos casos de aves poedeiras as exigências de cálcio e fosforo também são diferentes quando as aves estão em crescimento e quando estão na fase de produção de ovos. Deste modo, fornecer ração inicial para aves nas fases de crescimento, final e de produção (ovos) poderá acarretar vários problemas produtivos e reprodutores, como baixo peso, piora na conversão alimentar, problemas na casca dos ovos, além dos problemas ósseos e metabólicos. Portanto, é importante seguir as recomendações para cada fase e buscar orientações de um técnico com experiência em avicultura para um bom plano nutricional de suas aves.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve.