Ir para o conteúdo
  • Home
  • Aves
  • Aqua & Pet
  • Ruminantes
    • Bovinos corte
    • Bovinos leite
  • Suínos
  • Qualidade
  • Videos
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Site
Blog da Vaccinar – Nutrição e Saúde Anima
Aves

Como fazer o manejo correto de ovos férteis em granjas? Veja!

Publicado por VACCINAR NUTRIÇÃO E SAÚDE ANIMAL em | Atualizado em
COMO FAZER O MANEJO CORRETO DE OVOS FÉRTEIS EM GRANJAS VEJA
6 minutos para ler

No Brasil, a avicultura tem um grande papel econômico, pois atualmente é um dos principais exportadores de carne de frango, sendo responsável pela geração de emprego para milhares de pessoas. Diante desse cenário, é extremamente importante conseguir manter a rentabilidade e a produtividade do setor.

Para isso, é imprescindível a adoção de boas práticas em todos os elos e etapas produtivas. Dessa forma, o manejo de ovos férteis se faz fundamental, pois tem influência direta na saúde e na produção de frangos de corte.

Quer saber como realizar o manejo correto dos ovos férteis? Então, continue conosco e conheça as principais etapas que exigem cuidados especiais.

Quais são os cuidados necessários para obter ovos férteis de qualidade?

O sucesso da produção de frangos de corte sofre uma grande influência do plantel de matrizes de que foi originado. São as matrizes que geram os ovos férteis que serão encaminhados para o setor de incubação.

No entanto, para que tenhamos bons resultados no manejo de incubação, é necessário uma série de ações de boas práticas, desde o alojamento das matrizes até a chegada dos ovos para incubação.

Veja a seguir as etapas que merecem atenção para garantir melhores resultados.

Alojamento das matrizes

No que diz respeito à produção de ovos férteis, é importante direcionar um cuidado especial a aspectos relacionados às instalações (ninhos, comedouros, bebedouros, etc.). É fundamental proporcionar condições mínimas, como ninhos acessíveis, limpos, com o mínimo de inclinação e altura de até 30 cm.

A luz e a temperatura no galpão devem ser distribuídas de maneira uniforme. A luminosidade deve ser de baixa intensidade, e o ambiente mantido até 24º C, sem correntes de ar incidindo nos ninhos.

É importante evitar que as aves façam a postura no chão, pois, assim, os ovos se mantêm mais limpos e evitamos danos, como fissuras e quebra ou problemas que aumentam a suscetibilidade de contaminação por bactérias e fungos.

Coleta

Para a coleta dos ovos, o ideal é o horário da manhã, sendo de 6 às 12 horas o horário de maior postura. O uso de uma bandeja de plástico também é recomendado, pois, além de facilitar a limpeza, favorece a melhor circulação de ar.

Para garantir a qualidade dos ovos férteis, é indicado coletá-los seis a dez vezes por dia e submetê-los ao processo de desinfecção, a fim de evitar que microrganismos presentes na superfície da casca possam migrar para o interior e, com isso, comprometer o desenvolvimento embrionário, a eclodibilidade e demais indicadores monitorados.

Em conjunto à coleta, também pode ser feita a pré-classificação dos ovos, eliminando aqueles inadequados para o processo de incubação. Deve-se retirar os ovos com tamanho inferior a 52 gramas, formas atípicas ou rachaduras e fissuras.

Desinfecção

Mesmo utilizando a higienização úmida, apenas com a técnica de lavar em água corrente, o ovo coletado não estará com a superfície estéril, sendo necessário que imediatamente após a coleta ele passe por processo de desinfecção.

Os ovos podem ser submetidos à desinfecção com gás ozônio. Outra técnica é o uso do fumigador em conjunto com o gás paraformol. Nesse caso, a desinfecção deve durar cerca de 20 minutos, mantendo a umidade acima de 60% e a temperatura em 28 °C. O tempo deve ser respeitado para que não haja perdas embrionárias.

Temperatura

A temperatura também é outro fator determinante no manejo de ovos férteis, pois tem ligação direta com o desenvolvimento embrionário.

Nesse caso, até o início da incubação os ovos férteis devem ser armazenados em temperatura igual ou inferior a 21 °C, isto é, a zero fisiológico. Além disso, é fundamental manter a umidade acima de 80% para reduzir o nível ou paralisar a atividade embrionária, mas ainda torná-la reversível, sem que aconteça a desidratação.

Armazenamento

A qualidade dos ovos incubáveis tem grande correlação com a qualidade durante a armazenagem. Contudo, o período de permanência nos galpões e na sala de granja precisa ser o menor tempo possível, para evitar contaminação.

Para tanto, nos carrinhos ou caixas deve haver um espaço livre entre os ovos para melhor circulação de ar, umidade e temperatura. Ainda, os ovos férteis precisam ser etiquetados e separados de acordo com a data de coleta. Desse modo asseguramos que os mais antigos sempre sejam os primeiros a serem transportados.

Transporte

O transporte dos ovos férteis para o incubatório deve ser realizado diariamente nos horários mais frescos. Para isso, os cuidados exigidos desde a granja devem ser mantidos durante o transporte, utilizando um veículo adequadamente climatizado e constantemente desinfetado para esse tipo de serviço.

O objetivo é evitar as oscilações de temperatura e reduzir a contaminação, a perda da qualidade e a morte dos embriões. Outro fator importante é em relação ao condutor, que precisa ser uma pessoa treinada e cautelosa, para evitar o percentual de perda dos ovos no decorrer do transporte.

Manejo no incubatório

O manejo no incubatório é uma etapa importante, pois a correta condução do processo garantirá bons índices. Para garantir o sucesso dessa fase, é preciso entender o desenvolvimento embrionário, a fim de proporcionar as condições ideais para aumentar a taxa de eclodibilidade.

Primeiramente se inicia o processo de preaquecimento para reverter a etapa de zero fisiológico, submetendo os ovos a 26 °C, com umidade de 60% por cerca de 8 horas, a fim de ativar os processos celulares embrionários.

Depois, os ovos são incubados por um período de 24 dias, sendo 18 dias na incubadora e o restante no nascedouro, podendo variar conforme a qualidade da casca dos ovos, idade da matriz, temperatura e tempo.

A adoção das técnicas adequadas e boas práticas em todas as etapas do processo é o que garante continuar atendendo as demandas e as exigências do mercado.

Nesse cenário, a atenção com cada detalhe é indispensável, uma vez que mesmo as menores falhas podem comprometer a qualidade dos ovos férteis, prejudicando o desenvolvimento embrionário e a eclodibilidade. Adotando todos os cuidados haverá uma boa produtividade, com ganhos para o produtor e o mercado de um modo geral.

As etapas iniciais da produção são as mais críticas da cadeia avícola. Então, baixe gratuitamente o nosso e-book “Criação de aves: como as fases iniciais impactam os índices produtivos?” e saiba contornar os desafios!

Você também pode gostar

Suplementação para bovinos: vale a pena investir?

Publicado por VACCINAR NUTRIÇÃO E SAÚDE ANIMAL em | Atualizado em
Existe uma nova gripe aviária? Saiba mais

Existe uma nova gripe aviária? Saiba mais

Publicado por VACCINAR NUTRIÇÃO E SAÚDE ANIMAL em | Atualizado em
melhoramento genético bovino

Melhoramento genético bovino: benefícios e tendências

Publicado por VACCINAR NUTRIÇÃO E SAÚDE ANIMAL em | Atualizado em

Deixe um comentário Cancelar resposta


POSTS MAIS LIDOS

  • MANEJO DE FRANGO DE CORTE PONTOS IMPORTANTES PARA A FASE INICIAL Bovinos corte
    As 16 principais raças de gado de corte
  • pecuária intensiva e extensiva Bovinos corte
    Diferenças entre pecuária intensiva e extensiva
  • MANEJO DE FRANGO DE CORTE PONTOS IMPORTANTES PARA A FASE INICIAL Aves
    Manejo de frango de corte: pontos importantes para a fase inicial
  • gestação de suínos Suínos
    Confira as boas práticas para gestação de suínos
  • ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS POR FASE CRECHE, CRESCIMENTO E TERMINAÇÃO Suínos
    Alimentação de suínos por fase: creche, crescimento e terminação

Sobre o blog

Portal especializado em Nutrição e Saúde Animal. Artigos, dicas e novidades para melhorar o desempenho das produções de bovinos, suínos, aves e muito mais.

Categorias

  • Aqua & Pet
  • Aves
  • Bovinos corte
  • Bovinos leite
  • Gestão
  • Notícias
  • Qualidade
  • Ruminantes
  • Suínos

Entre em contato

  • Av. Antônio Carlos, 8005 – São Luis – Belo Horizonte – MG – CEP: 31275-083

  • (31) 3448-5000 / 0800 031 5959

Site criado por Rock Stage.