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Gestão

3 formas de ser um líder no mercado do leite

Publicado por Comunicacao em | Atualizado em
mercado do leite
8 minutos para ler

A eficiência da atividade leiteira não é o único ponto em comum dos produtores expoentes do país. A dependência de múltiplos fatores da cadeia produtiva faz com que a instabilidade esteja sempre à espreita nas fazendas e, quando o assunto é contornar momentos de crise, os pecuaristas que conseguem enfrentar as turbulências no setor são os que entendem do mercado do leite.

Isso significa que acompanhar as informações sobre o que acontece fora da porteira é crucial para tomar decisões mais acertadas dentro dela. Assim, evita-se cometer erros em épocas de incerteza, já que o planejamento da atividade é baseado em dados e no comportamento do mercado e não meramente em especulações.

Afinal, quais são as boas práticas dos líderes do mercado do leite? E quais são as tendências e as oportunidades do setor em meio à pandemia? Abordaremos essas e outras questões neste artigo. Boa leitura!

Tendências e oportunidades do mercado leiteiro no Brasil

O ano de 2019 terminou com boas perspectivas para o mercado do leite, a exemplo da possibilidade de aumento nas exportações de queijo e de leite em pó para a China, que ajudaria a sustentar os preços no mercado nacional.

Contudo, a pandemia do coronavírus alterou o comportamento dos consumidores e afetou drasticamente a economia em todo o mundo, adicionando mais variáveis que influenciam esse processo.

A cadeia produtiva de lácteos sofre o impacto com movimentos bruscos, ora com elevação, ora com redução nos preços dos produtos nos supermercados. Em um primeiro momento, houve um aumento na demanda em decorrência da estocagem de mantimentos pela população, refletindo nos valores repassados aos consumidores.

Depois, com o consumo regulado e a captação e o mix de produtos reorganizados pela indústria (que privilegiou o leite em pó e o UHT), os preços normalizaram; porém viu-se queda em seguida. Os derivados, por sua vez, tiveram impacto diferente.

Visto que os produtos como muçarela e outros tipos de queijos dependem muito dos estabelecimentos comerciais (pizzarias, bares etc.), houve um decréscimo nos seus preços, o que puxou para baixo o mercado spot (comércio entre indústrias). Nesse momento, até o leite UHT foi impactado.

Toda essa dinâmica reflete, obviamente, no pagamento do leite ao produtor. No início do ano, uma ligeira redução nos custos de produção atenuou os impactos sobre a rentabilidade, para alívio dos pecuaristas. No decorrer do tempo, o mercado virou, valorizando os preços e aumentando o retorno para os produtores.

Frente a esse cenário, os produtores da cadeia do leite precisam encontrar as oportunidades do momento. Para isso, é uma boa analisar como outros países estão lidando com a situação. Para você ter uma ideia, a estratégia utilizada pelos laticínios europeus foi a de alterar o mix de produção.

Assim, eles têm focado aumentar a vida de prateleira dos produtos, bem como ampliar o seu estoque. Ou seja, o mercado do leite também precisa se adaptar ao novo normal, à realidade do delivery e às compras online.

Demandas do cenário atual

Para os especialistas do mercado do leite, os bons preços repassados aos produtores devem-se principalmente a dois fatores: à baixa disponibilidade interna do produto e ao aumento da demanda —, que foi aquecida devido à liberação do Auxílio Emergencial a mais de 50 milhões de cidadãos.

Como a maior parte dos recursos foi direcionada para a alimentação, a valorização do leite reflete positivamente o pagamento aos produtores. Contudo, o momento pede cautela. Com a alta taxa de desemprego e a redução no valor do Auxílio Emergencial, é possível que se estabeleça um teto no preço de produtos lácteos para o consumidor.

Quanto à questão de haver menos leite no mercado interno, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) considera quatro fatores como contribuintes para o cenário:

  • a queda nas importações;
  • o período de entressafra na produção brasileira (que vai de março a setembro/outubro);
  • a piora na rentabilidade do produtor (que, como consequência, traz a necessidade do descarte de vacas e a redução na produção);
  • problemas climáticos.

3 dicas para se tornar um líder no mercado do leite

Diante de tantos altos e baixos e da incerteza de uma retomada econômica do país, a pergunta que não quer calar é “como ser um líder no mercado do leite?”. Separamos algumas dicas para você, veja só.

1. Estude o mercado

Como você bem sabe e pelo que mencionamos há pouco, o mercado do leite é instável e bastante dinâmico. Dessa forma, o pecuarista que desenvolve o hábito de analisar as tendências passa a tomar decisões mais acertadas dentro e fora da porteira, já que deixa de ter um comportamento imediatista diante de qualquer alteração no mercado.

Comprar uma vaca caríssima em um leilão ao escutar que o mercado está em alta talvez não seja tão vantajoso quanto parece, já que, se você não estiver com as finanças todas em dia, as parcelas do pagamento podem impactar pesadamente o seu orçamento nos meses seguintes, caso o mercado recue. Sob essa mesma perspectiva, aumentar a produção nas épocas de picos de preço do leite nem sempre é a melhor estratégia.

Visto que o mercado é muito influenciado pela oferta, uma elevação considerável na disponibilidade total de leite faz com que os preços repassados ao produtor despenquem. Percebe a importância de estar sempre atento a essa dinâmica?

2. Preze o status sanitário da fazenda

Existem diversas práticas que garantem a qualidade do leite produzido na fazenda. Porém, uma das mais importantes é o controle sanitário. Este é realizado por um conjunto de ações, tais como:

  • calendário de vacinas;
  • limpeza dos equipamentos e das salas de coleta (independentemente do tipo de ordenha);
  • monitoramento da presença de outros animais e pessoas estranhas no local a fim de evitar a propagação de doenças e de patógenos entre o rebanho.

Higienizar os tetos e desinfetar os equipamentos de ordenha também é crucial para fazer o controle da mastite nas vacas, condição que compromete significativamente a produção e a qualidade do leite. Tais medidas são o alicerce da atividade leiteira; entretanto, o produtor deve ficar mais atento a elas nesta fase de pandemia.

Mesmo que já tenha sido verificado não haver risco de contaminação de coronavírus por meio de alimentos, os consumidores estão valorizando muito a salubridade dos produtos, mas, também, o asseio da cadeia produtiva. É importante, portanto, que os ordenhadores tenham bons hábitos de higiene.

3. Aposte na nutrição de precisão

Para que a atividade leiteira seja rentável, o produtor não pode apenas focar o aumento da produção; é preciso, também, que ele procure reduzir seus custos. Nesse sentido, a nutrição de precisão entra como uma poderosa estratégia, já que abarca ambas as metas.

Isso porque a técnica permite que o produtor elabore uma dieta adaptada ao seu próprio rebanho, levando em consideração as particularidades e os objetivos do negócio, bem como a raça do gado de leite. Dessa forma, alcançam-se bons resultados na produtividade e no aproveitamento dos insumos.

A redução do desperdício de insumos é crucial para a eficiência econômica da pecuária leiteira, principalmente em época de entressafra, cujos recursos (especialmente o volumoso) estão escassos no país, e os preços disparam. Assim, um planejamento acurado é a base para enfrentar o período.

Impactos da nutrição na produção de leite

A produtividade das vacas e a qualidade do seu leite está íntima e diretamente ligada à alimentação que elas recebem e, também, à qualidade da água que bebem. É por meio da dieta que os animais adquirem os nutrientes necessários para se manterem saudáveis e produzirem de acordo com as metas do pecuarista.

Uma vez que cerca de 70% do custo de produção é direcionado para a alimentação do rebanho, em época de crise ou de oscilação no mercado, é de suma importância que todas as decisões sejam bem fundamentadas.

Por exemplo, se você substituir a fonte proteica da dieta em um momento de escassez da soja, as vacas levarão 2 meses para se adaptar. Porém, ao final desse período, a outra fonte proteica pode não ter preço viável, e você precisa alterar a alimentação dos animais novamente.

Os prejuízos decorrentes disso são enormes. Por isso, jamais tome decisões importantes como as que envolvem a nutrição do gado sem analisar friamente o mercado do leite. Planeje-se, faça boas parcerias e elabore estratégias racionais para garantir o equilíbrio da sua produção, principalmente em períodos de incertezas.

Quer continuar aprofundando os conhecimentos sobre a produção de lácteos? Então, saiba, agora, como aumentar a qualidade do leite na sua fazenda!

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