Ir para o conteúdo
  • Home
  • Aves
  • Aqua & Pet
  • Ruminantes
    • Bovinos corte
    • Bovinos leite
  • Suínos
  • Qualidade
  • Videos
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Site
Blog da Vaccinar – Nutrição e Saúde Anima
Aqua & Pet

Como criar tilápia? Confira 6 dicas essenciais sobre como funciona

Publicado por VACCINAR NUTRIÇÃO E SAÚDE ANIMAL em | Atualizado em
como criar tilápia
10 minutos para ler

A tilapicultura vem se destacando no mercado e já representa 51% da produção total da piscicultura nacional. Mas, antes mesmo de se tentar entender como criar tilápia, é importante valorizar os avanços no melhoramento genético, nutrição de precisão e o controle mais rígido de enfermidades. Essa combinação de fatores fez com que fosse possível ao Brasil destacar-se no cenário internacional, ocupando a quarta posição na produção de tilápias.

Entre 2005 e 2015, a tilapicultura cresceu 223% no país. Todo esse sucesso se deve às características das linhagens com melhoramento genético, que permitem um peixe de desenvolvimento rápido, fácil reprodução, excelente qualidade de carne (se comparado aos outros pescados) e boa adaptação em relação às adversidades dos variados sistemas de produção existentes.

Quer obter ótimos resultados na criação de tilápias? Reunimos, neste conteúdo, 6 dicas essenciais para o piscicultor. Boa leitura!

Como funciona a criação de tilápias?

Diferentemente de outras espécies animais, nas quais as fases de criação são divididas em períodos, na tilapicultura, considera-se o peso do animal. Por isso, o controle e a biometria devem ser realizados semanalmente, sendo estimado o peso médio que determina o ajuste no manejo alimentar e na nutrição das tilápias.

Durante a pesagem, devem ser tomados alguns cuidados para que os peixes não sofram com o estresse decorrente da manipulação excessiva. Afinal, isso pode afetar o desempenho ou, ainda, aumentar a mortalidade.

As fases de criação, por sua vez, são definidas pela alevinagem — período no qual acontece a reversão sexual, o que geralmente é feito por empresas especializadas e passa pela recria e engorda.

Os criadores de tilápia adquirem os alevinos de empresas especializadas com o peso desde 0,5 g a 10,0 g. E ou Juvenis de 10 a 50 g. Entre a Fase de Recria e Engorda, que pode durar de 4 a 8 meses, dependendo da partida do tamanho do alevino ou juvenil e o clima, ) as tilápias são abatidas com o peso entre 700g a 1kg, obtendo-se um ganho médio diário de peso de 4 a 5g.

Os manejos no período de recria e engorda são determinantes para o sucesso da produção. Por isso, os produtores devem estar atentos a fatores como:

  • qualidade da água, como o nível de oxigênio dissolvido;
  • pH, (que deve ser neutro,) com valor entre 7 e 8;
  • amônia(, que pode ser formada em consequência de pH elevado e intoxicar os) versus pH e Temperatura pode ser tóxica aos peixes;
  • temperatura, que deve estar adequada à fase produtiva;
  • salinidade da água.

Acontece que, apesar de as tilápias apresentarem maior tolerância às mudanças bruscas na qualidade da água (o que permite menor mortalidade em relação aos outros peixes), o desempenho produtivo pode ser afetado.

Confira, a seguir, 6 dicas essenciais sobre como criar tilápia.

1. Saiba qual é o melhor sistema

Existem vários sistemas de criação de peixes: extensivo, semi-intensivo, intensivo e superintensivo. Eles se diferenciam principalmente pelo objetivo de criação do piscicultor.

No caso das tilápias, o sistema superintensivo tem se destacado na atualidade, com as opções de produção em tanques-rede, escavada e raceways, que necessitam de maior grau tecnológico dos produtores.

Em sistemas superintensivos, a utilização de rações balanceadas, o monitoramento da qualidade da água, aeradores e as práticas de adubação e calagem são alguns dos recursos que permitem o maior adensamento de peixes. Tudo isso sem que se afetem o desempenho e a qualidade do produto final.

2. Faça um bom manejo alimentar de tilápias

Com relação ao manejo alimentar, é recomendável que seja fornecida a quantidade de ração recomendada pelo fabricante e o técnico da criação, tendo um Guia de Alimentação, que orienta as quantidades de rações diárias e sua frequência, conforme as fases de cultivos, a temperatura e os demais parâmetros de qualidade de água.

As rações na tilapicultura apresentam entre 28% e 55% de proteína bruta, sendo uma das mais usuais a 32% de proteína bruta A expectativa de conversão alimentar é de 1,4 a 1,8 em condições ideais de temperatura .(24 a 30ºC)

Além dos valores de proteína bruta, é importante o valor de proteína e energia digestíveis, considerando o correto balanço entre os demais nutrientes da dieta, como aminoácidos, ácidos graxos, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras.

Por isso, um ponto a ser observado para a alimentação da tilápia é a temperatura da água e principalmente o oxigênio somada à densidade, espécie e biomassa do tanque.

Tanque de criação de peixes: o manual da prática correta!

3. Utilize apenas a ração indicada para produção de tilápia

A ração extrusada é a mais indicada para a produção de tilápia, uma vez que o processamento em alta temperatura, pressão e umidade possibilita o maior aproveitamento dos nutrientes pelos peixes , pela melhora na digestibilidade da ração.

Ademais, o processamento de extrusão facilita o manejo alimentar, devido à maior estabilidade da ração na superfície da água. Tendo em vista o hábito alimentar das tilápias, o alimento deve permanecer na superfície da água, evitando desperdícios que oneram a produção ao gerar acúmulo de resíduos no tanque.

4. Ao escolher a composição do alimento, avalie as particularidades do sistema de produção

As rações produzidas para as tilápias devem atender às exigências de manutenção e produção dos peixes. Sendo assim, deve-se considerar as particularidades desse sistema, como o tipo de método de criação, temperatura, o nível de oxigênio da água e a fase de criação. Esses são pontos que vão influenciar a determinação da exigência da composição do alimento.

O objetivo deve ser oferecer uma ração que apresente níveis exatos de energia, proteína e aminoácidos digestíveis, além de vitaminas, minerais e aditivos. Esse cuidado permite um bom desempenho na criação de tilápias e na redução da poluição das águas, causada pelo excesso de nutrientes não aproveitados.

5. Seja proativo para minimizar a taxa de mortalidade na tilapicultura

Na criação de tilápias, a taxa de mortalidade varia de 5% a 10%. Essa oscilação está relacionada a questões como manejo da criação, sanidade do plantel e sobretudo questões ligadas com a qualidade de água . No entanto, alguns cuidados básicos podem minimizá-la. São eles:

  • uso de telas protetoras para pássaros;
  • monitoramento da qualidade de água;
  • manejo da alimentação;
  • manejo sanitário, controlando a presença de parasitas e enfermidades.

6. Respeite as normas da criação de tilápias

Para os produtores que optarem pela criação de peixes em tanque-rede em águas da União, é necessário seguir as normas estabelecidas pela legislação. Elas consistem em:

  • obtenção do Registro de Aquicultor no Ministério de Agricultura;
  • licenciamento na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema);
  • autorização de uso da água pela Gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU).

Quais são os locais para a criação de tilápia?

Para que a sua produção seja feita de forma eficiente, garantindo melhores resultados, é importante escolher os melhores locais para a criação. Afinal, problemas nesse processo podem atrapalhar a produtividade e render menos lucro do que o esperado. Veja, portanto, quais são os lugares mais indicados para essa prática.

1. Tanques escavados ou alteados de terra

Normalmente, esses são os tanques utilizados para o processo de alevinagem, berçário das tilápias. Mas, também utilizados muito na fase de crescimento e terminação.Seu formato retangular favorece, justamente, a despesca dos peixes. É um tanque transitório, utilizado apenas no período de berçário, que, normalmente, dura 2 meses. Então, os peixes são levados para outro tanque.

2. Sistemas de tanques-rede em represas ou grandes açudes

O objetivo aqui é utilizar o espaço para o crescimento das tilápias até que elas alcancem o peso de abate. Esse período dura, em média, 4 meses.

3. Sistema de recirculação de água

O sistema de recirculação de água é é uma possibilidade super intensiva de criação. Ele garante a renovação dos tanques, algo fundamental para garantir maior qualidade para a subsistência dos peixes.

Para a criação de tilápias, isso é fundamental, principalmente, pela intensidade do manejo na criação. Como há a necessidade de oferecer mais ração para seu crescimento no dia a dia, também é imprescindível realizar a renovação, tornando o espaço mais produtivo para os objetivos. Algumas dicas importantes para isso são:

  • defina previamente se o reaproveitamento será parcial ou total;
  • implemente um manejo adequado na propriedade, considerando o consumo de ração no local;
  • respeite o espaço que você tem em sua propriedade. Caso não consiga comportar o tamanho de sua criação, os resultados podem ser desastrosos;
  • confira opiniões de especialistas nesse tipo de manejo;
  • tenha um sistema de aproveitamento dessa água, que pode ser utilizada como hidroponia para, por exemplo, auxiliar na irrigação de frutas e vegetais, gerando receita adicional.

Para saber quantos tanques serão necessários para a criação de tilápias, é importante considerar o objetivo. Por exemplo, se a ideia é um consumo próprio, tanques pequenos conseguem ser utilizados. Contudo, se o objetivo é a comercialização, será preciso considerar as métricas de produtividade.

E se você ainda tem alguma dúvida sobre como criar tilápias e outros peixes, confira nosso e-book imperdível!

Quais são os eventos para a criação de tilápias?

Mas, afinal, quais são os eventos que fazem parte da criação de tilápias? Vamos ver, a seguir, as etapas que os criadores devem cumprir:

  • Alevinagem: Reprodução natural ou artificial (incubação laboratorial) para dar origem as larvas, pós larvas e alevinos. É quando se realiza a masculinização das pós larvas geneticamente fêmeas.
  • Berçário: Os alevinos masculinizados são transformados em juvenis, pronto para avançarem para a fase de engorda.
  • Engorda: Etapa de crescimento vigoroso a partir dos juvenis preparados para se desenvolverem e depositarem o máximo de filé.
  • Despesca: Etapa da colheita final do trabalho de cultivo.

Compreender as particularidades da criação de tilápias é essencial para o sucesso da piscicultura. Ainda assim, é importante ter conhecimentos em gestão rural, além de utilizar uma composição nutricional adequada para as rações e proporcionar uma qualidade de água, garantindo a rentabilidade do negócio.

Agora que você já sabe como criar tilápia, entenda a importância das certificações na escolha da nutrição animal. E se quer apoio especializado para auxiliar na tilapicultura, entre em contato com a Vaccinar!

Este conteúdo foi elaborado com a colaboração de Bruna Ponciano Neto, especialista em Aqua & Pet, Nutrição & Tecnologia na Vaccinar.

Você também pode gostar

Manejo de pastagem ao longo do ano: as melhores práticas

Publicado por VACCINAR NUTRIÇÃO E SAÚDE ANIMAL em | Atualizado em
vaca holandesa

Vaca Holandesa: quais são as características e as práticas de criação?

Publicado por VACCINAR NUTRIÇÃO E SAÚDE ANIMAL em | Atualizado em
melhoramento genético para bovino de leite

Como funciona o melhoramento genético para bovino de leite? Entenda

Publicado por VACCINAR NUTRIÇÃO E SAÚDE ANIMAL em | Atualizado em

46 thoughts on “Como criar tilápia? Confira 6 dicas essenciais sobre como funciona”

  1. Avatar Geraldo de Resende disse:
    às 10:50 pm

    Achei muito interessante a matéria sobre criação de tilápias, gostaria de receber mais material sobre tilápias.
    Parabéns.

    Responder
  2. Avatar jorge santos disse:
    às 9:13 pm

    muito bom eu crio em cx dagua so pramim

    Responder
  3. Avatar jose ramos disse:
    às 11:01 pm

    Muinto bom gostei

    Responder
  4. Avatar JOHN VITOR disse:
    às 2:20 pm

    ESTOU COM UM 150 TILAPIAS, FUREI UM POÇO E FORREI COM LONA, DEXEI ÁGUA DA MINA CORRENDO SEM PARAR. SÓ ISSO OXIGENA A AGUA? OU PRECISO DE ALGUM EQUIPAMENTO PARA OXIGENAR A AGUA?

    Responder
  5. Avatar Dizalmir disse:
    às 9:54 pm

    Na criação de tilapia em tanques de escavação, qual dimensão seria ideal para começar, uma oequena criação.
    Água na propriedade, é suficiente

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 3:38 pm

      Olá Dizalmir, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!

      Para direcionar o seu atendimento a um especialista, gentileza entrar em contato com a Vaccinar pelo telefone 0800 031 5959.

      Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  6. Avatar Aluízio disse:
    às 2:22 pm

    Muito bom.

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 6:15 pm

      Olá, Aluízio agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita!

      Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  7. Avatar Aluízio disse:
    às 2:27 pm

    Muito bom. Eu quero fazer tamque com lonas.

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 6:16 pm

      Olá, Aluízio agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita!

      Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  8. Avatar SIMIÃO disse:
    às 11:19 pm

    Gostei! Como faço para saber mais, sobre criação de tilápia. Tenho uma excelente área para fazer um tanque de 6/10 de comprimento, gostaria de saber a profundidade, e mais detalhes tem como me orientar. ATT SIMIÃO JÚNIOR

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 3:37 pm

      Olá Simião, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!

      Para direcionar o seu atendimento a um especialista, gentileza entrar em contato com a Vaccinar pelo telefone 0800 031 5959.

      Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  9. Avatar SIMIÃO disse:
    às 11:19 pm

    Gostei! Como faço para saber mais, sobre criação de tilápia. Tenho uma excelente área para fazer um tanque de 6/10 de comprimento, gostaria de saber a profundidade, e mais detalhes tem como me orientar. ATT SIMIÃO JÚNIOR

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 1:21 pm

      Olá Simião, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!

      Para direcionar o seu atendimento a um especialista, gentileza entrar em contato com a Vaccinar pelo telefone 0800 031 5959.

      Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  10. Avatar Clério Gomes Da Silva disse:
    às 1:41 am

    Maravilha, de matéria. Pretendo trabalhar com criação de tilapia. Pretendo abrir um poço de 50x100x1,80 com água corrente.

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 7:11 pm

      Olá, Clério agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita! Pedimos desculpas na demora para respondê-lo, pois estávamos com um problema interno em nossa plataforma e só agora conseguimos saná-lo.

      Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  11. Avatar Helio Brito disse:
    às 8:35 pm

    Qual a melhor ração “popular” para iniciar com Alevinos de Tilápia???

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 3:25 pm

      Olá Helio, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!

      Para direcionar o seu atendimento a um especialista, gentileza entrar em contato com a Vaccinar pelo telefone 0800 031 5959.

      Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  12. Avatar fausto batista disse:
    às 12:34 pm

    Preciso de tabelas de ração para tilapias
    Obrigado pelos artigos
    Fausto

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 8:14 pm

      Olá, Fausto agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita! Pedimos desculpas na demora para respondê-lo, pois estávamos com um problema interno em nossa plataforma e só agora conseguimos saná-lo.

      Sobre as tabelas, esse material pode ser facilmente encontrado no seguinte endereço: https://docplayer.com.br/7805231-Tabelas-brasileiras-para-a-nutricao-de-tilapias.html

      Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  13. Avatar Jacqueline disse:
    às 5:14 pm

    Gostaria de.mais informação sobre crianção de tilápia e se é possível criar em água com salinidade alta, sódio 1390 e sulfato 1283,84

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 3:24 pm

      Olá Jacqueline, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!

      Para direcionar o seu atendimento a um especialista, gentileza entrar em contato com a Vaccinar pelo telefone 0800 031 5959.

      Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  14. Avatar Elmo Reis disse:
    às 2:11 am

    Nos noite Jorge,
    Hoje vi uma matéria sobre sua criação mas, pouco sobre a técnica.
    Gostaria de saber se vc se incomoda em me orientar.
    Atenciosamente grato.

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 6:43 pm

      Olá, Elmo agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita! Pedimos desculpas na demora para respondê-lo, pois estávamos com um problema interno em nossa plataforma e só agora conseguimos saná-lo.

      Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  15. Avatar Laecio madeira Carneiro disse:
    às 2:05 am

    Estou chegando agora nesse ramo ,aprocura de informações úteis para essa nova experiência!

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 6:53 pm

      Olá, Laercio agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita! Pedimos desculpas na demora para respondê-lo, pois estávamos com um problema interno em nossa plataforma e só agora conseguimos saná-lo.

      Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
      1. Avatar Sergio Rei disse:
        às 11:14 pm

        Boa noite estou tentando pesquisar como faço pra ter um criadouro de tilápia?
        Vou fazer um poço no meu terreno de 5×4 e 0,80 de altura gostaria de saber com quantos peixes posso começar a criação?

        Responder
        1. Avatar Comunicacao disse:
          às 11:34 am

          Olá, Sérgio, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!

          Buscar informação é muito importante para que o seu negócio cresça e se fortaleça. A Vaccinar é uma empresa especializada em Nutrição Animal e, buscamos sempre compartilhar o nosso conhecimento por meio do nosso Portal de Conteúdos. O recomendado são 10 peixes 750g, sem aeração ou troca de água para uma produção inicial (sem produção intensiva).

          Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

          Até breve,

          Responder
          1. Avatar Álvaro Mello disse:
            às 2:32 pm

            Gostei das informações prestadas pela VACINAR. Excelente.
            Gostaria de me aprofundar mais, em termos de conhecimento, por que aqui em meu Sítio perfurei vários tanques. Em alguns coloquei pirarucu, em outro coloquei treze tilapias que meu amigo visinho me presenteou. Depois de dois ou três meses, após ter colocado essas treze tilapias em meu lago… Olha! Me surpreendi, certo dia me deparei com a surperficie do lago cheia, não tinha mais espaço para colocar tilapinhas que haviam nascido. Agora, gostaria que vcs me orientasse em o que fazer. No momento estou alimentando-as com ração para peixe. Ração para Matrinchã mais precisamente, que eu crio aqui. Mas, soube que existe uma ração especial para tilapia. Estou pensando em separar as maiores, colocando-as num outro lago maior. O que vcs acham? Gostaria, também, de receber orientações a respeito da criação
            de tilapias . Ok. Obrigado.

          2. Avatar Comunicacao disse:
            às 1:14 pm

            Olá, Álvaro, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!

            Uma alimentação nutritiva e balanceada é essencial para aumentar a produtividade da sua produção. No mercado, busque por rações produzidas por fornecedores sérios e que tenham certificações necessárias, pois elas podem assegurar a qualidade dos produtivos das empresas. Além disso, separamos um artigo sobre os avanços na nutrição de peixes para te auxiliar a tomar a decisão correta! Clique no link abaixo para realizar a leitura.

            https://nutricaoesaudeanimal.com.br/nutricao-de-peixes/
            Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

  16. Avatar reinaldo quattrocchi disse:
    às 10:50 am

    me interessei pela criação de tilapias , que material vcs tem para iniciar nesse ramo, por exemplo como escavar os tanques , ja que quero fazer em tanques escavados .

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 1:06 pm

      Olá Reinaldo, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!

      Para direcionar o seu atendimento a um especialista, gentileza entrar em contato com a Vaccinar pelo telefone 0800 031 5959.

      Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  17. Avatar José Jorge de Jesus disse:
    às 5:30 pm

    Mais dicas porque eu estou iniciando agora amigo

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 6:58 pm

      Olá, José agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita! Pedimos desculpas na demora para respondê-lo, pois estávamos com um problema interno em nossa plataforma e só agora conseguimos saná-lo.

      Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  18. Avatar Rafael disse:
    às 11:04 pm

    Quero receber mais dicas sobre criaçao de tilapia
    Achei super intereçante

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 11:32 am

      Olá, Rafael agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita!

      Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  19. Avatar Antonio Pacheco de Sousa disse:
    às 6:38 pm

    Achei interessante essas explicações, vai me servir muito. Estou apenas começando a criar pro gasto familiar, em caixa d’agua com capacidade de 2000 (dois mil) litros. Agora que estou pesquizando como devo cuidar dessas que eu tenho, são 18 que coloquei na caixa, tenho apenas curiosidade. Se puder me enviar mai algum material sobre a criação eu agradeço. Moro em Cametá Pará.

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 7:39 pm

      Olá, Antônio agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita!

      Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  20. Avatar Orlandojapa disse:
    às 2:39 am

    Parabéns pela matéria gostei muito gostaria de saber se já posso inserir diretamente os alevinos diretamente na lagoa que pretendo criar e produzir as tilápias a lagoa e de água de nascente e tem uma medida aproximadamente de 30×15 tem uma tela fina onde passa a gua pra ter vazão continua pra não encher alem do nescessário.

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 11:38 am

      Olá Orlando, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!

      Confira esse artigo em nosso blog pode te ajudar com a sua dúvida: https://nutricaoesaudeanimal.com.br/tanques-para-piscicultura/

      Para direcionar o seu atendimento a um especialista, gentileza entrar em contato com a Vaccinar pelo telefone 0800 031 5959.

      Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  21. Avatar Víctor disse:
    às 1:35 pm

    Como faço quero fazer um curso. Estou com duvida sobre gual espicie. de Tilapia. Cria

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 7:43 pm

      Olá Victor, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!

      Buscar informação é muito importante para que o seu negócio cresça e se fortaleça. A Vaccinar é uma empresa especializada em Nutrição Animal e, buscamos sempre compartilhar o nosso conhecimento por meio do nosso Portal de Conteúdos. Pedimos que você sempre esteja aqui conosco. Atualmente não ministramos cursos.

      Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve,

      Responder
  22. Avatar celso adriano furtuoso disse:
    às 1:27 pm

    Bom dia, tenho um tanque e vou começar com a produção de tilapias e gostaria de saber qual ração seria necessária ?

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 1:26 pm

      Olá, Celso, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!

      A ração extrusada é a mais indicada para a produção de tilápia, uma vez que possibilita o maior aproveitamento dos nutrientes pelos peixes, melhora na digestibilidade da ração. Utilize rações específicas por fase de criação.

      Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve.

      Responder
  23. Avatar Josmar Moreira disse:
    às 12:37 am

    Muito boa a matéria
    Eu crio tilápia em açude escavado
    E vcs estão de parabéns .

    Responder
    1. Avatar Comunicacao disse:
      às 11:53 am

      Olá, Josmar, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!

      Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.

      Até breve.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta


POSTS MAIS LIDOS

  • MANEJO DE FRANGO DE CORTE PONTOS IMPORTANTES PARA A FASE INICIAL Bovinos corte
    As 16 principais raças de gado de corte
  • pecuária intensiva e extensiva Bovinos corte
    Diferenças entre pecuária intensiva e extensiva
  • MANEJO DE FRANGO DE CORTE PONTOS IMPORTANTES PARA A FASE INICIAL Aves
    Manejo de frango de corte: pontos importantes para a fase inicial
  • gestação de suínos Suínos
    Confira as boas práticas para gestação de suínos
  • ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS POR FASE CRECHE, CRESCIMENTO E TERMINAÇÃO Suínos
    Alimentação de suínos por fase: creche, crescimento e terminação

Sobre o blog

Portal especializado em Nutrição e Saúde Animal. Artigos, dicas e novidades para melhorar o desempenho das produções de bovinos, suínos, aves e muito mais.

Categorias

  • Aqua & Pet
  • Aves
  • Bovinos corte
  • Bovinos leite
  • Gestão
  • Notícias
  • Qualidade
  • Ruminantes
  • Suínos

Entre em contato

  • Av. Antônio Carlos, 8005 – São Luis – Belo Horizonte – MG – CEP: 31275-083

  • (31) 3448-5000 / 0800 031 5959

Site criado por Rock Stage.