Qual a importância do Premix vitamínico para a produção animal?
A suplementação é uma estratégia utilizada para garantir a melhor nutrição e saúde animal. Por ser tão eficiente, essa é uma prática difundida por diversas espécies, como ruminantes, aves, suínos e pets. Para garantir o melhor desempenho animal, o Premix vitamínico vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de nutrição animal.
Se você quer entender melhor a importância desse produto para a produção animal ou mesmo para a linha aqua e pet, continue conosco. Neste post, você vai conferir tudo que precisa saber para escolher um bom Premix vitamínico. Está pronto? Então, boa leitura!
O que compõe um Premix vitamínico de qualidade?
O premix é uma mistura homogênea de microingredientes com um veículo, podendo ter um diluente a fim de facilitar a dispersão uniforme. Essa mistura facilita o processo de pesagem dos microingredientes e garante uma correta precisão durante a sua adição e distribuição na ração.
Os ingredientes utilizados na produção devem possuir características específicas que garantam a qualidade e eficiência no processo de mistura do produto. Confira mas detalhes sobre cada elemento!
Microingredientes
O premix é constituído por minerais, vitaminas aminoácidos e aditivos promotores de crescimento. Eles podem ser divididos em: premix mineral, premix vitamínico e premix mineral-vitamínico.
As vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o metabolismo animal, sendo requeridas em pequenas quantidades para as funções biológicas. São classificadas em dois grupos:
- lipossolúveis: Vit.A, Vit.D, Vit.E, Vit.K;
- Hidrossolúveis: Vit. complexo B, C.
Entre as caraterísticas do grupo, recomenda-se optar pela utilização de vitaminas protegidas que são tolerantes a altas temperaturas, com baixa higroscopicidade.
Já os minerais são compostos inorgânicos que não podem ser sintetizados por organismos vivos. As suas características desejáveis dizem respeito à segurança das fontes — para que não apresentem contaminação com metais pesados.
Diluente
O diluente é o produto usado para completar o volume da mistura até alcançar um peso padrão. Ele deve ter características como:
- rugosidade;
- tamanho adequado das partículas;
- aderência;
- baixa higroscopicidade;
- ausência de carga eletrostática.
Como exemplo de diluente podemos citar o caulim, a casca de arroz, a farinha de milho e o calcário.
Veículo
Veículo é o produto inerte usado para dispersar substâncias reativas ou de alta umidade. É, portanto, o meio no qual um princípio ativo está disperso. Como exemplo podemos citar a sílica muito fina.
Qual é a importância do Premix vitamínico para a linha aqua & pet?
As vitaminas são requeridas em pequenas quantidades pelo organismo dos animais, para garantir crescimento e reprodução adequados. No entanto, a sintetização da maioria das vitaminas é insuficiente para suprir as carências fisiológicas dos animais. Por esse motivo, elas devem ser suplementadas na dieta.
Dessa forma, o premix fornece as vitaminas que atuam como cofatores enzimáticos em muitas reações, como metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios. Contudo, o papel das vitaminas vai além e contribui para:
- a atuação da vitamina K na coagulação;
- a ação antioxidante da vitamina E, como a síntese de algumas glicoproteínas;
- a regulação do crescimento e da diferenciação celular pela vitamina A;
- a ação da vitamina C no metabolismo da fenilalanina, da tirosina, do colesterol e da glicose;
- o aumento na absorção de ferro, contribuindo para o crescimento e a manutenção da saúde animal.
Como não são sintetizados pelo organismo, esses nutrientes precisam estar presentes na dieta. Portanto, o premix vitamínico deve ser fornecidos diariamente aos animais via ração, com os seus níveis definidos de acordo com a fase ou categoria animal.
Em situações pontuais como estresse, debicagem, alta densidade de alojamento, altas temperaturas e desafio sanitário, a suplementação de vitaminas também pode ser realizada via água de bebida.
Quais são os benefícios do uso de vitamínicos?
As vitaminas, de forma geral, atuam como catalisadores ou reguladores metabólicos. Dessa forma, elas participam de uma série de reações no organismo. Você vai conferir as principais delas a seguir!
Aumento da produtividade
A deficiência de uma ou mais vitaminas pode levar a distúrbios metabólicos, resultando em queda na produtividade e crescimento, bem como no desenvolvimento de doenças. No entanto, o aumento na suplementação de certas vitaminas tem efeitos positivos, principalmente quanto à imunidade do animal.
Fortalecimento do sistema imunológico
Como participam de diversas ações no organismo, as vitaminas contribuem significativamente para a proteção da saúde animal. Elas estão envolvidas em diversas reações do metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídeos, por isso, mantêm o bom funcionamento do sistema imune, exercendo importantes funções no sistema de defesa do organismo.
Como é feito o Premix pela Vaccinar?
A Vaccinar respeita um processo de fabricação regido por um rigoroso sistema de tecnologia que garante a conformidade de dosagem, a rastreabilidade e a qualidade. Além disso, as certificações das unidades produtivas da Vaccinar asseguram um severo controle em todas as etapas do processo de produção, que vão desde a obtenção das matérias-primas até a expedição do produto final para o cliente.
Todos esses procedimentos garantem a segurança alimentar dos animais e contribuem para o seu desenvolvimento. Mas, atenção: a administração de Premix vitamínico em excesso também pode prejudicar os animais. Por isso, o indicado é sempre avaliar a necessidade nutricional de cada um, de acordo com a sua fase de vida. Para isso, é importante contar com um profissional capacitado para prestar esse suporte.
Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de outros materiais como este, assine nossa newsletter! Você receberá as nossas melhores postagens diretamente por e-mail.
Este conteúdo foi elaborado com a colaboração de Jaqueline Moura, especialista em nutrição de aves da Vaccinar.
Onde posso aderir o premix?
Olá, Osvaldo agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita! Pedimos desculpas na demora para respondê-lo, pois estávamos com um problema interno em nossa plataforma e só agora conseguimos saná-lo.
Para localizarmos um Representante Comercial em sua região, fique à vontade para entrar em contato com a Vaccinar pelo telefone 0800 031 5959.
Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve,
Boa tarde, Deixei o meu sobrinho por uma semana no canil, acabou a racao , e ele fez uma outra e usou o Premix da racao para aves e deu nos caes, vai matalos???
Olá Calton, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
Infelizmente alguns acidentes podem acontecer. Apesar da composição ser diferente, não há nenhum elemento que possa ser tóxico nos alimentos destinados aos pássaros. Fique de olho no comportamento dos cães e busque ajuda de um Médico Veterinário.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve,