Por que investir nas melhores rações premium, premium especial e super premium para pets?
Há diversas opções de alimentos completos e balanceados no mercado, de diversos segmentos, do standard ao super premium. De forma geral, todos as rações atendem as exigências nutricionais dos animais, no entanto, quanto mais super premium for a ração geralmente aumenta a complexidade da fórmula, uso de ingredientes nobres e usos de ingredientes que possam promover benefícios extras aos animais.
Há diversos benefícios em fornecer um bom alimento aos animais, como um desenvolvimento e crescimento saudável, manutenção do sistema imunológico, envelhecimento saudável, e assim por diante. Pois queremos que nossos companheiros de quatro patas, tenham uma vida longa e saudável. E, há diversos fatores que irão impactar nesses resultados.
Vamos explicar quais os diferenciais e benefícios em fornecer as melhores rações para pets e como os nutrientes impactam a vida do animal, além da importância da escolha de um bom fornecedor para que essa alta qualidade seja garantida. Acompanhe!
Saiba as diferenças entre as rações disponíveis no mercado: Econômica, Premium, Premium especial e Super Premium
Mas, afinal, não é tudo a mesma coisa? Muitos perguntam, mas a resposta é: não. Há diversas diferenças na composição entre as rações destes segmentos comerciais, abaixo alguns pontos que costumamos observar e diferenciar as rações, tais como:
- níveis nutricionais: se uma ração for completa e balanceada, se espera que atinja as necessidades nutricionais dos animais, mas observamos que quanto mais super premium for a ração,, maiores serão os níveis de proteína, energia, e demais nutrientes;
- composição: quanto mais super premium a ração for, costuma-se usar uma variedade maior de ingredientes, além de usar matérias-primas diferenciadas.
- digestibilidade, que é quanto desses nutrientes o animal irá de fato absorver.
- palatabilidade: nas rações há diversos ingredientes que podem aumentar a palatabilidade, ou seja a atratividade da ração para o animal. E quanto mais premium a ração for, costuma-se investir mais em palatabilidade.
- inclusão de aditivos: eles são responsáveis por fornecer benefícios extras aos animais ao longo da sua vida. Alguns exemplos são o uso de aditivos para melhorar a saúde intestinal, como prebióticos, melhorar a saúde oral, como o uso de Hexametafosfato de sódio, e assim por diante.
- características fecais, como volume, umidade e odor fecal: devido a digestibilidade, balanceamento dos nutrientes, impactam diretamente as características fecais dos pets. E isso é muito avaliado pelos tutores do pet.
Também observamos diferenças nas embalagens, usos de tecnologias e materiais diferenciados, tudo para garantir o aroma e sabor ao longo do tempo de prateleira das rações. Além das questões de marketing, hoje observamos que alguns alimentos têm 100% de satisfação, ou seja, se o animal não consumir a empresa costuma trocar a ração ou devolver o dinheiro de volta.
Entenda a composição e rótulos das melhores rações
Alguns dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que há mais de 132 milhões de pets no Brasil — e os proprietários de animais estão cada vez mais exigentes, principalmente após a pandemia. Com maior acesso às informações, a busca por qualidade é crescente. Por isso, investir nas melhores rações passa a ser um diferencial.
Há legislações específicas para a rotulagem das rações para cães e gatos. Um ponto importante que merece destaque é que não há no Brasil uma legislação específica que classifique as rações entre Econômica, Premium, Premium Especial ou Super premium.
Tal classificação quem faz é o próprio mercado, levando em consideração algumas características, mas talvez esse seja um fato que pode levar os consumidores a confusões. Por isso iremos abordar alguns itens para ajudá-los e fazer as melhores escolhas:
- no Brasil há diversos fabricantes de rações. Portanto, busque conhecer a empresa, mas fuja das fake news: busque informações precisas. Avalie se são verdadeiros os dados no site ou se a empresa tiver SAC, entre em contato e tire suas dúvidas. Verifique como é o controle de qualidade da empresa;
- na legislação do MAPA para a nutrição animal não há exigência quanto a ordem dos ingredientes na composição básica seguir a conforme o volume adicionado de cada matéria prima, Ou seja, se isso fosse aplicável, o primeiro ingrediente a aparecer seria o que mais se utiliza.;
- observe nas embalagens, quando há um destaque para ingrediente ou nutriente, chamado de “claim”, deverá incluir quanto do ingrediente destacado entrou na formulação, ou quanto está sendo garantido nos níveis de garantia. .
Quadro 1. Comparação das rações dos diferentes segmentos comerciais.
Obs: Quadro organizado de forma mais didática, como não há legislação específica, há uma variação grande no mercado.
Mas então, quais as diferenças? Quanto mais premium uma ração for, maior a chance das empresas usarem ingredientes com maior custo e qualidade nutricional, como por exemplo usarem antioxidantes naturais, além de usar ingredientes funcionais e aditivos.
Cuidado quando ouvir alguém dizer que tal ingrediente é melhor ou pior. Isso dependerá da qualidade dessa matéria-prima, do processamento, e da quantidade que irá compor a dieta dos animais. Por isso é importante comprar uma ração de uma empresa profissional, que realiza as seguintes medidas:
- possui programas de qualidade implementados, como Boas práticas de fabricação e análises de perigos e pontos críticos de controle;
- faz análise qualitativa e quantitativo dos ingredientes;
- possuem equipe profissionalizada, com conhecimento técnico, e responsabilidade e ética..
Escolha a melhor opção para o seu bolso, sempre respeitando a idade, condição corporal e características dos seus animais, para garantir uma boa nutrição, com boa qualidade de vida.
Conheça as vantagens dos nutrientes das rações premium
Além de fornecer a quantidade de proteínas, gorduras e minerais, é importante a relação entre eles. Por exemplo, a relação entre cálcio e fósforo e o balanceamento entre proteína e extrato etéreo são questões nutricionais importantes para uma boa nutrição do seu pet. Mas além disso, temos outros benefícios que vamos apresentar a seguir.
Nutrientes que contribuem com a saúde do animal
Existem algumas características nutricionais que contribuem com a saúde e a longevidade do pet. As principais são:
- proteínas de alto valor biológico;
- balanceamento ideal dos aminoácidos;
- balanceamento de cálcio e fósforo;
- balanceamento ômega 6 e ômega 3
É importante que sejam aplicados os níveis ideais de matéria mineral para um melhor aproveitamento da proteína. O alimento é chamado de completo e balanceado, pois há um relação entre os nutrientes, para garantir o máximo aproveitamento e absorção.
Ou seja, no final o objetivo é garantir uma excelente nutrição para os animais. Ainda, há alguns produtos que utilizam fontes de ômega 3, como o óleo de salmão e farinha de algas, os quais são ricos em EPA e DHA, e podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo e suporte ao sistema imune.
Não se pode esquecer também de que esses alimentos têm aditivos capazes de favorecer a saúde intestinal, como os prebióticos e os probióticos, para uma melhor digestibilidade e equilíbrio da microbiota intestinal. Temos também:
- aditivos capazes de garantir saúde articular, como os condroprotetores;
- aditivos com foco na manutenção de peso, como a L-carnitina, otimizando o uso de energia, dentre outros, cujo objetivo é garantir saúde a longo prazo.
Saiba qual é a importância da escolha do fornecedor
Para encontrar as melhores rações, a escolha do fornecedor é um ponto muito importante na obtenção da qualidade do produto final. Atualmente, existem no mercado diversos produtos com diferentes preços e características distintas.
Aliás, muitos fornecedores não têm em seus produtos uma formulação fixa. como já discutido. Isto é, há alternância de alguns ingredientes da fórmula de acordo com a safra do mercado, o que pode afetar diretamente a qualidade do produto.
Por isso, o mais seguro é sempre escolher produtos que não têm em sua composição básica eventuais substitutivos e atentar às informações nutricionais indicadas. Afinal, são elas que geram impacto na qualidade da ração.
As certificações também são uma forma de assegurar a qualidade dos processos internos das empresas que fabricam as melhores rações.
Fatores que garantem a qualidade da ração
Opte por fabricantes que tenham implementado programas de qualidade, como as “boas práticas de fabricação”. Este é obrigatório para as fábricas de ração. Tal programa exige diversos procedimentos da empresa para garantir um produto de qualidade.
Isso porque cada procedimento precisa ser detalhado e informado, desde a seleção de fornecedores, análises no recebimento, armazenamento, saúde dos colaboradores, produção, etc. São 9 POP´s (procedimento operacional padrão) obrigatórios pela legislação vigente.
Além das boas práticas de fabricação implementadas, os fabricantes podem utilizar de outras ferramentas de qualidade, para assegurar um alimento seguro para consumo, como o APPCC, análise de perigos e pontos críticos de controle, ferramenta criada na década de 60 pela NASA, e amplamente utilizada atualmente pelos fabricantes de alimentos para humanos.
Conheça o mercado de atuação da Vaccinar
A Vaccinar é uma empresa nacional, que fornece ingredientes e aditivos de qualidade para os fabricantes de alimentos para cães e gatos.
Sabemos que investir nas melhores rações para os seus animais é um cuidado que favorece tanto a saúde do animal quanto a longevidade e a manutenção da qualidade de vida dos pets. O balanceamento ideal dos nutrientes, ingredientes de qualidade em proporção ideal para cada idade. Bem como, a prática de exercícios e visitas frequentes ao médico veterinário, com certeza garantirão uma vida saudável e longa para o seu pet.
Este conteúdo foi produzido pela equipe de especialistas da Vaccinar.