As rações premium são alimentos completos, com grau de pureza e balanceamento que atendem integralmente às necessidades do animal para a manutenção de uma dieta equilibrada. Os benefícios inerentes ao uso da ração premium na nutrição dos pets são muitos. Entre eles está o aumento do bem-estar animal, como resultado da melhor digestibilidade do alimento.

Além disso, as matérias-primas nobres contribuem para o desenvolvimento cognitivo do animal, assim como para sua longevidade e o suporte ao seu sistema imune, entre outras vantagens. É o uso de matérias-primas nobres que gera esse resultado.

Vamos explicar, neste post, quais os diferenciais e benefícios das rações premium para pets e como os nutrientes impactam na vida do animal, além da importância da escolha de um bom fornecedor para que essa alta qualidade seja garantida. Acompanhe!

Entenda a composição das rações premium

É previsto que o mercado pet cresça e alcance R$20 bilhões de faturamento até 2020. Os números são um reflexo de um segmento em franca expansão no país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que há mais de 132 milhões de pets no Brasil — e os proprietários de animais estão cada vez mais exigentes. Com maior acesso às informações, a busca por qualidade é crescente. Por isso, investir em rações premium passa a ser um diferencial.

As rações premium, também chamadas de alimentos completos de classificação premium, têm grandes diferenças quando comparadas aos alimentos tradicionais. A principal delas é que os alimentos dessa categoria tem uma melhor relação custo/benefício. Ou seja, são produtos que contam com melhor balanceamento para atender às necessidades dos cães e gatos.

Pode-se considerar que a composição nutricional de uma ração premium é perfeita para o animal. Isso acontece porque, no processo de fabricação, elas são feitas com proteínas de maior digestibilidade. Um exemplo são as proteínas 100% derivadas de carne de aves e frango, conhecidas como proteínas nobres.

Porém, esse é apenas um dos diferenciais encontrados em rações premium. Elas também têm melhor balanceamento de vitaminas, minerais e aminoácidos para atender a todas as necessidades dos cães e gatos — independentemente da fase da vida ou condição física em que se encontram: filhotes, adultos, seniores ou obesos.

O que se pode dizer é que com o uso de proteínas de origem animal, a absorção e a assimilação dos nutrientes por parte do organismo do animal é simplificada.

Outros pontos de destaque na formulação da ração premium são:

  • utilização de conservantes naturais;
  • ausência de corantes;
  • formulações específicas para raças ou características físicas.

A pureza dos nutrientes utilizados na ração premium também contribui para a redução das chances de reações alérgicas dos pets.

Conheça as vantagens dos nutrientes das rações premium

A relação de cálcio e fósforo e o balanceamento entre proteína e extrato etéreo são questões nutricionais encontradas exclusivamente neste tipo de composto. Todos esses diferenciais fazem com que a ração premium se encontre em seu perfeito estado de nutrição.

Nutrientes que contribuem para a saúde do animal

Existem algumas características nutricionais que contribuem para a saúde e longevidade do pet, e que podem até mesmo ser consideradas boas práticas. Entre elas, as principais são:

  • proteína nobre de alto valor biológico;
  • balanceamento ideal aminoácidos;
  • balanceamento de cálcio e fósforo.

É importante que sejam aplicados os níveis ideais de matéria mineral para um melhor aproveitamento da proteína. Muitos produtos usam como fonte de ômega 3 DHA o óleo de salmão. Essa é uma matéria prima nobre que auxilia no desenvolvimento cognitivo e suporte ao sistema imune.

Não se pode esquecer também de que esses alimentos têm aditivos capazes de favorecer a saúde intestinal. Entre eles estão os prebióticos e os probióticos, para uma melhor digestibilidade e equilíbrio da microbiota intestinal. Por todas essas razões, o consumo diário da ração é reduzido e isso impacta na questão do custo-benefício.

Saiba qual a importância da escolha do fornecedor

A escolha do fornecedor é um ponto muito importante para a obtenção da qualidade do produto final. Atualmente, existem no mercado diversos produtos chamados de premium, mas com diferentes preços e qualidades distintas.

Aliás, muitos fornecedores não têm em seus produtos formulação fixa. Isto é, há alternância de alguns ingredientes da fórmula de acordo com a safra do mercado, o que acarreta diretamente na qualidade do produto.

Por isso, o mais seguro é sempre escolher produtos que não têm na sua composição básica eventuais substitutivos e atentar às informações nutricionais indicadas. Afinal, são elas que geram impacto na qualidade da ração. As certificações também são uma forma de assegurar a qualidade dos processos internos das empresas que fabricam a ração premium. Mas existem outros fatores que podem ser observados.

Fatores que garantem a qualidade da ração

Os principais cuidados que garantem a qualidade do produto começam desde a escolha dos fornecedores de matérias primas. Outro ponto importante é o processo de recebimento do material, seguido pelas análises laboratoriais para verificar se as mesmas encontram-se dentro do padrão de qualidade solicitado pelo comprador.

Mas alguns outros pontos podem ser citados, como:

  • Boas Práticas de Fabricação (BPF);
  • estocagem adequada não somente do produto, mas de todas as matérias primas;
  • realização da técnica FIFO para não utilização de matérias primas vencidas;
  • maquinário em excelente estado de conservação, para não haver contaminação no processo produtivo dentre outros.

A técnica First In First Out (FIFO) contribui para o controle dos lotes de rações durante todo o processo de fabricação. É indicado que o primeiro lote que entre seja também o primeiro a sair. Mas é possível também utilizar uma margem de segurança na qual o cliente indica o percentual de mistura de lotes.

Investir em rações premium é um cuidado que favorece tanto a saúde do animal quanto a longevidade e a manutenção da qualidade de vida dos pets. O balanceamento ideal dos nutrientes, assim como a utilização de conservantes naturais, são alguns dos pontos que garantem uma boa digestibilidade do alimento. Mas, para tal, é essencial que a ração seja de boa procedência e que não tenha em sua composição básica eventuais substitutivos.

Agora que você já sabe por quais razões as rações premium são melhores, confira nosso conteúdo sobre alimentação de cães idosos!

—-

Esse conteúdo foi produzido com a colaboração de Frederico Rates, Médico Veterinário e Gerente Nacional Linha Aqua&Pet na Vaccinar.

Escreva um comentário