Dieta de milho grão inteiro para sistema de confinamento
O confinamento do gado é uma das estratégias empregadas pelos produtores para, entre outras razões, contornar a escassez de nutrientes das pastagens na época seca e manter a performance dos animais. Nesse sistema, a dieta do tipo milho grão inteiro é uma alternativa para reduzir os custos com alimentação e aumentar a eficiência e o desempenho dos bovinos.
De modo geral, os grãos de cereais são a principal fonte de energia para animais terminados em sistema de confinamento, e essa dieta nada mais é que oferecer o milho sem nenhum tipo de processamento, como a moagem. Junto com os grãos, são oferecidos pellets com aditivos, vitaminas e minerais.
Esse método ainda melhora o processo digestivo dos animais pela diminuição do consumo de fibras. Mas de que forma isso acontece? Quais as vantagens da dieta milho grão inteiro e como ela tem aumentado a produtividade nas fazendas? Continue a leitura e entenda!
Por que o milho grão inteiro melhora a produtividade dos animais?
A meta de todo pecuarista é aumentar a sua produtividade, certo? Para isso, é preciso ter um amplo conhecimento sobre as exigências nutricionais dos bovinos, a biologia das plantas (para efetuar o manejo adequado das pastagens) e, claro, a fisiologia dos próprios animais. Dessa forma, é possível elaborar estratégias, tendo como objetivo obter o melhor dos insumos e maximizar a performance do rebanho.
Uma das grandes características evolutivas dos bovinos é a presença do rúmen no sistema digestivo — uma câmara colonizada por microrganismos que fazem a fermentação dos alimentos. Esse processo permite a assimilação dos nutrientes das plantas (que são de difícil digestão) e, principalmente, a produção de energia e proteína para o ruminante.
Contudo, para que a fermentação ocorra em harmonia, diversos fatores devem ser respeitados para que não haja o comprometimento da ação da microbiota. Um dos pontos importantes é fornecer uma quantidade mínima de fibras (mas não em excesso) que estimule a produção de saliva e faça o tamponamento do sistema — ou seja, que se mantenha estável o pH do trato digestório.
A queda do pH do rúmen provoca uma interferência no crescimento dos microrganismos, o que implica, consequentemente, na redução do aporte energético e proteico para o animal. O resultado você já sabe, não é? Comprometimento na saúde geral do rebanho e queda de produtividade.
A inclusão de milho grão inteiro na dieta desses animais entra para solucionar esse problema, ao explorar dois propósitos do cereal: fazê-lo fonte primária de energia e usá-lo como estímulo mecânico no rúmen. Uma vez que o grão do milho não é processado, a sua passagem pelo trato digestório é mais lenta, bem como a fermentação do amido, em comparação ao grão moído ou úmido.
Como consequência, os grãos inteiros estimulam os processos de ruminação na medida certa. Há uma produção ideal de saliva que leva à estabilidade ruminal e evita ou ameniza o surgimento de distúrbios metabólicos pela produção excessiva de ácidos no rúmen.
Como funciona o método da dieta sem volumoso?
Apesar de simples, essa estratégia nutricional deve ser planejada e bem-estruturada. Ela requer o seguimento de um protocolo de adaptação, além do oferecimento combinado de aditivos que garantam a seguridade alimentar, além das vitaminas e minerais necessários para os bovinos.
A proporção mais recomendada e comumente utilizada em uma dieta sem volumoso é de 80 a 85% de grão milho inteiro e 15 a 20% de pellet concentrado. Como você pode notar, trata-se de uma tática com alto teor energético, o que resulta em redução de consumo de alimento. Isso acarreta um melhor desempenho no ganho de peso e no rendimento da carcaça, levando à maior eficiência na conversão alimentar (135 a 145 kg de matéria seca ingerida/arroba).
No entanto, reforçamos que é necessário um período de adaptação dos animais, que seja muito bem-acompanhado. Devem-se respeitar rigorosamente as proporções na mistura e os horários de fornecimento, além de monitorar o consumo, o comportamento e as fezes dos animais. Esse controle permite que o produtor detecte rapidamente qualquer eventualidade e aja com a mesma agilidade, sem comprometer a eficácia do método nem a saúde do rebanho.
Cabe lembrar, também, que a adaptação ocorre conforme as particularidades da fazenda e do rebanho. Por exemplo, os animais que recebem suplementação a pasto apresentam maior afinidade com a dieta grão milho inteiro, assim como a disposição de alimentos no cocho e, portanto, sua adaptação tende a ser mais rápida.
A introdução dessa estratégia pode ser feita com o rebanho em pastejo ou já em confinamento (nesse caso, é preciso fornecer uma porção de forragem). De qualquer forma, em ambas as situações, deve-se iniciar oferecendo a mistura na quantidade de 1% do peso vivo (PV) e aumentar gradativamente, como a seguinte recomendação:
- 1º ao 3º dia: 1% do PV do animal da mistura grão inteiro + pellet;
- 4º ao 6º dia: 1,25% do PV do animal da mistura grão inteiro + pellet;
- 7º ao 9º dia: 1,5% do PV do animal da mistura grão inteiro + pellet;
- 10º ao 12º dia: 1,75% do PV do animal da mistura grão inteiro + pellet;
- 13º dia em diante: fornecer a mistura conforme a demanda do animal.
Para os animais em campo, a mistura deve ser fornecida no pasto até que o consumo atinja 1,5 a 1,75% do seu PV. A partir de então, os animais são confinados e alimentados somente com a mistura.
Destacamos, também, que a adaptação deve ser realizada com o acompanhamento de um técnico especialista em nutrição animal, que fará as alterações necessárias no protocolo.
Quais são as vantagens de usar milho grão inteiro na dieta?
A dieta milho grão inteiro estimula o processo de ruminação e fermentação, resultando em maior eficiência na assimilação dos nutrientes pelos bovinos em sistema de confinamento. Dessa forma, podemos destacar as seguintes vantagens na utilização dessa estratégia:
- praticidade no manejo (devido ao uso de poucos ingredientes);
- dispensa a confecção e o manuseio de volumoso;
- dispensa custo com equipamentos e infraestrutura sofisticada (moinho);
- menor consumo de alimento comparado ao confinamento tradicional;
- melhor conversão alimentar;
- alta digestibilidade (pode chegar a 99%);
- melhor rendimento e acabamento da carcaça;
- redução do tempo de permanência no confinamento;
- redução dos custos com mão de obra;
- baixo custo operacional e baixo investimento inicial.
Essa estratégia nutricional é, portanto, muito produtiva. Contudo, a sua eficiência vai depender das condições da fazenda, da raça e da idade dos animais, bem como da sua adaptação ao alimento. Além disso, a qualidade do milho e a homogeneidade da mistura também influenciam diretamente no sucesso do método.
Por isso, a escolha pelo fornecedor de grão milho inteiro deve ser muito bem ponderada para que não haja riscos à integridade do rebanho e à sua produção. A equipe de especialistas em nutrição animal da Vaccinar desenvolveu um concentrado que possibilita a redução com os custos operacionais e maximiza o desempenho dos bovinos em sistema de confinamento.
Quer saber mais detalhes sobre o nosso produto e esclarecer dúvidas sobre a dieta? Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo! Teremos prazer em atendê-lo.
_____
Colaboração: Equipe de Especialistas em Nutrição de Ruminante da Vaccinar.
quero receber informações e atulizaçao.
Boa tarde após o tempo de adaptação posso fornece a mistura a vontade para o gado ou não ?
Olá, Paulo agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita! Pedimos desculpas na demora para respondê-lo, pois estávamos com um problema interno em nossa plataforma e só agora conseguimos saná-lo.
Em relação a sua pergunta, após a adaptação dos animais a dieta de grão inteiro deverá ser realizado o acompanhamento diário das sobras no cocho. O objetivo é sempre que os animais consumam todo o alimento disponibilizado e tenha escore de cocho que chamamos de zero. Caso esse escore esteja presente antes do primeiro trato do dia devemos aumentar 200 a 300 gramas da dieta por animal para o próximo trato.
Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve!
Vaccinar.
Estou pensando em começar, confinar, mas nunca mexi com confinamento, e quero começar com poucas cabeça , no máximo umas 8.
Olá, Romário agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita! Pedimos desculpas na demora para respondê-lo, pois estávamos com um problema interno em nossa plataforma e só agora conseguimos saná-lo.
Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve,
Achei muito interessante e valorosa essa metodologia. Gostaria de saber mais detalhes de como fazer a adaptação.
Qual o concentrado ideal e em qual proporção na mistura com o grão de milho inteiro.
Não precisa mais de volumoso?
Esse alimento completa as necessidades dos animais em confinamento?
Grato pela informações.
Olá, Marcos agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita! Pedimos desculpas na demora para respondê-lo, pois estávamos com um problema interno em nossa plataforma e só agora conseguimos saná-lo.
Sobe a sua pergunte, a adaptação deve ser realizada com o acompanhamento de um técnico especialista em nutrição animal, que fará as alterações necessárias no protocolo de acordo com a estrutura da propriedade e o tipo de animais. A introdução dessa estratégia pode ser feita com o rebanho em pastejo ou já em confinamento (nesse caso, é preciso fornecer uma porção de forragem). De qualquer forma, em ambas as situações, deve-se iniciar oferecendo a mistura na quantidade de 1% do peso vivo (PV) e aumentar gradativamente, como a seguinte recomendação:
• 1º ao 3º dia: 1% do PV do animal da mistura grão inteiro + pellet;
• 4º ao 6º dia: 1,25% do PV do animal da mistura grão inteiro + pellet;
• 7º ao 9º dia: 1,5% do PV do animal da mistura grão inteiro + pellet;
• 10º ao 12º dia: 1,75% do PV do animal da mistura grão inteiro + pellet;
• 13º dia em diante: fornecer a mistura conforme a demanda do animal.
Para mais informações entre em contato com os nossos especialistas em Nutrição.
Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve!
Vaccinar
Durante a adaptação o boi perdi peso?
Olá, Aurito, agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita! Pedimos desculpas na demora para respondê-lo, pois estávamos com um problema interno em nossa plataforma e só agora conseguimos saná-lo.
Em relação a sua dúvida, o ideal é que os animais não apresentem perda de peso.
Para que esse tipo de dieta possa atuar de forma precisa, tendo uma boa eficiência biológica, devemos estar atentos a algumas particularidades, tais como:
• Qualidade do milho, pois os grãos devem estar inteiros, graúdos e com umidade máxima de 13%;
• Categoria animal e raça, por exemplo, animais cruzados com raças leiteiras tendem a ter menores desempenhos;
• Escore corporal inicial, pois animais muito magros tendem a um maior período de adaptação;
• Idade do animal, pois os animais mais velhos diminuem a eficiência biológica;
• Área de cocho (50 cm/cabeça), além de boa disponibilidade e qualidade da água;
• Total ausência de volumoso (lembrando que ocorre uma redução de bactérias ruminais eficientes para degradação de forragem neste tipo de dieta).
• Qualidade da mistura, muito importante, apesar de simples;
• Adaptação adequada, evitando distúrbios prejudiciais ao desempenho.
Para identificarmos um representante em sua região, fique à vontade para entrar em contato com a Vaccinar pelo telefone 0800 031 5959.
Fique ligado nos novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve,
Se quebrar o milho na dieta grão inteiro, não aumentaria a eficiência da ração e melhoraria o ganho de peso dos animais ?
Olá José Antônio, agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita!
Confira esse artigo em nosso blog:
https://nutricaoesaudeanimal.com.br/alimentacao-de-bovinos-boas-praticas/
Para direcionar o seu atendimento a um especialista, gentileza entrar em contato com a Vaccinar pelo telefone 0800 031 5959.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve,
Estou na regiao do Triangulo Mineiro em Araguari, gostaria de saber aonde adquirir o nucleo, e qual seria o preco.
Olá, Nivaldo agradecemos o seu comentário em nosso blog e ficamos felizes com a sua visita! Pedimos desculpas na demora para respondê-lo, pois estávamos com um problema interno em nossa plataforma e só agora conseguimos saná-lo.
Para localizarmos um Representante Comercial em sua região, fique à vontade para entrar em contato com a Vaccinar pelo telefone 0800 031 5959.
Para acompanhar os novos conteúdos do blog, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve,
Olà, bom dia !
Aproximadamente qual ganho de peso diário por animal ?
no meu caso são garrotes de 11 a 13 @
Desde já agradeço a atenção
Olá, Janderson, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
O ganho de peso é muito variado, pois depende da genética dos animais, do manejo alimentar, peso de entrada, época do ano, entre outros fatores. Uma estimativa de ganho de peso para a dieta de grão inteiro é de 1,400 kg/dia, com rendimento de carcaça de 55%. Ressalto que, se trata de uma estimativa.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve,
Posso realizar essa alimentação em um semiconfinamento? No caso terei a de para o período de 13 dias e depois continuar somente com alimentação do grão inteiro e 15 a 20% de pellet concentrado. Se sim, qual a quantidade de animal por hectare posso manter?
Olá, Robson, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
A dieta de grão inteiro é indicada somente para confinamento e não para semi confinamento.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve.
conteúdo muito bom
Olá, Robson, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve.
Um vizinho próximo a minha fazenda informou que fornece a ração Baby Beef da Futura e que o ganho por animal foi de 2@/mês. Li em um informe da EMBRAPA, salvo engano, que o rendimento era de 1@ a cada 5kg de matéria seca. Em resposta ao questionamento de um leitor sobre qual seria o ganho de peso médio diário para seu rebanho, composto por garrotes de 11 a 13 @, vocês informaram que seria de 1,400gr diários, o que corresponde a aproximadamente 1,4@/mês. Este ganho está muito abaixo dos outros informes que recebi e certamente não cobrem os custos dos investimentos. É isto mesmo ou as outras informações estão superestimadas? O ganho de peso diário é proporcional ao peso animal? A conversão alimentar é a mesma para os bovinos, independente do peso e da idade dos animais?
Olá Antero, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
O ganho informado no artigo é referente ao um ganho médio diário entre os clientes Vaccinar.
O desempenho animal, vai ser influenciado pela idade do animal, peso do animal, genética, tipo de alimentação, tempo de suplementação, manejo e entre outros. É importante lembrar que dietas de grão inteiro podemos considerar um rendimento de carcaça de 56%.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve,
Olá estou com uma boiada nelore fechada no grão a 20 dias e estou achando ela comendo pouco não está comendo 2% do peso vivo e sim serca de 1,7% sempre sobra muita ração de manhã. E normal?
Olá Rodrigo, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
Para obter um bom consumo da dieta de grão inteiro, abaixo alguns pontos de atenção:
– Qualidade de água (limpeza dos bebedouros pelo menos 2 vezes por semana);
– Leitura de cocho;
– Ajuste da dieta, evitando sobra;
– Lotes homogêneo;
– Qualidade do milho.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve,
Uma vaca come quantos quilos de milho por dia
Olá Matheus, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
Buscar informação é sempre muito importante! A Vaccinar é uma empresa especializada em Nutrição Animal e buscamos sempre compartilhar o nosso conhecimento por meio do nosso Portal de Conteúdos. Pedimos que você sempre esteja aqui conosco.
A dieta de grão inteiro é definida com a proporção de 15% do peletizado Grão Inteiro + 85% de Milho em grão. O Consumo esperado desta dieta é de 2,5% do peso vivo, ou seja, uma vaca de 400kg de peso vivo consume 10kg da dieta/dia. Como o milho representa 85% da dieta, temos um consumo médio de 8,5kg de milho/vaca/dia.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve.
No puro grao e nucleo em pellets posso inovar e colocar até que porcentagem de trigo ou farelo de trigo ? 30% de trigo ou farelo de trigo me daria muitissima proteina e um carboidrato (energia) de indice glicemico de absorção rapida.
Olá, Ricardo, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
A recomendação da Vaccinar é usar apenas o Tecnocorte Grão Inteiro + milho em grãos (15%+85%) para o resultado de ganho de peso esperado.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve.
Animal fez o processo de adaptação e agora que saiu do volumoso não está comendo o que fazer ?????
Olá, Talles, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
Nesse caso, sugerimos que entre em contanto com um de nossos especialistas:
https://vaccinar.rds.land/contato-blog
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve.
Essa dieta de grãos inteiro pode ser fornecida para fêmeas também?
Olá, Jaime, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
A proposta da dieta de grão inteiro é indicada para animais destinados ao abate, podendo ser machos ou fêmeas. Para fêmeas que serão destinadas à reposição de matrizes reprodutoras não recomendamos o uso de dietas de grão inteiro.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve.
GOSTARIA DE SABER SE VCS TEM ALGUMA PLANILHA GRATUITA SOBRE A VIABILIDADE DO CONFINAMENTO ALTO GRAO.
Olá, Jose, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
Entre em contato conosco por um de nossos canais de atendimento, para que a equipe técnica possa analisar a viabilidade!
https://vaccinar.rds.land/contato-blog
0800 031 5959
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve.
Boa tarde. Posso servir cevada e silo,junto com a ração puro grão/milho ?
Olá, Manoel,
agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita. É recomendável que o fornecimento da dieta seja feito duas ou mais vezes por dia utilizando a
proporção de 20% de TecnoCorte Grão Inteiro e 80% de milho.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve.
Gostaria de saber se posso confinar bezerros após a desmama com essa dieta de puro grão?
Olá, Valimir, ficamos felizes com a sua visita no portal!
Uma alimentação nutritiva e balanceada é essencial para que o bezerro se desenvolva adequadamente. Tecnocorte grão inteiro pode ser consumido na proporção de 15% do tecnocorte grão inteiro e 85% de milho. Para direcionar o seu atendimento a um especialista em nutrição animal, gentileza entrar em contato com a Vaccinar pelo telefone 0800 031 5959.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve,
Como devo dar milho grão aus vitelos
Olá, Batista, ficamos felizes com a sua visita no portal!
Uma alimentação nutritiva e balanceada é essencial para que o bezerro se desenvolva adequadamente. Tecnocorte grão inteiro pode ser consumido na proporção de 15% do tecnocorte grão inteiro e 85% de milho. Para direcionar o seu atendimento a um especialista em nutrição animal, gentileza entrar em contato com a Vaccinar pelo telefone 0800 031 5959.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve,