A importância da taurina para gatos
Cães e gatos necessitam de uma dieta equilibrada que provenha todos os nutrientes essenciais para o seu crescimento e a manutenção da sua saúde, assim como qualquer ser vivo. Entretanto, os felinos têm uma necessidade consideravelmente maior de ingerir proteínas que os canídeos, devido às suas adaptações evolutivas. Dessa forma, a taurina para gatos é uma substância primordial.
A taurina é encontrada unicamente em proteínas animais e desempenha um papel-chave em diversos processos do organismo dos felídeos. Assim, osalimentos para gatos precisam suprir as suas demandas nutricionais de forma efetiva. Caso contrário, os gatos podem desenvolver graves distúrbios metabólicos e doenças relacionadas à visão, ao coração e ao sistema reprodutivo.
Afinal, o que é a taurina e qual a sua importância para os gatos? Onde é possível encontrar esse nutriente? Continue sua leitura e entenda!
O que é a taurina?
A taurina foi descoberta em 1927 na bile de bovinos — em touros, daí seu nome — e é um aminoácido sulfônico, ou seja, contém enxofre em sua composição. Os aminoácidos são as unidades básicas das proteínas e são divididos em dois grupos: essenciais e não essenciais.
Os aminoácidos não essenciais são os que o próprio organismo sintetiza, enquanto os essenciais não são produzidos pelo organismo e precisam ser incluídos nas dietas. Todavia, ambas as classes são fundamentais para o funcionamento dos sistemas fisiológicos de todos os seres vivos.
Diferentemente do que acontece com a maioria dos aminoácidos, a taurina não é incorporada às proteínas, isto é, ela não é utilizada na formação de proteínas. Isso quer dizer que a taurina é um aminoácido livre encontrado exclusivamente em tecidos de origem animal, principalmente nos músculos, nas vísceras e no cérebro — ou seja, as proteínas de origem animal são as únicas fontes de taurina.
Qual a sua importância?
Como mencionamos, a taurina não se comporta como os demais aminoácidos, que se combinam para constituir grandes cadeias proteicas. Entretanto, ela tem uma influência direta na estrutura muscular e no metabolismo dos mamíferos.
A taurina é primordial para o funcionamento do coração, da visão e do sistema reprodutivo dos animais, além de participar da formação da bile, sendo um importante agente na digestão. Os gatos que apresentam deficiência desse aminoácido no organismo podem manifestar as seguintes patologias:
- degeneração central da retina dos felinos (DCRF) — perda gradual da visão até a completa cegueira;
- falhas reprodutivas e desenvolvimento fetal insuficiente — abortos e fetos com hidrocefalia ou anencefalia;
- cardiomiopatia dilatada (CMD) — doença degenerativa do músculo cardíaco;
- perda da audição;
- hiperagregação plaquetária;
- disfunção imunológica.
A maioria dos mamíferos sintetiza a taurina, inclusive os seres humanos. No entanto, os gatos não a produzem em quantidades suficientes, e é por isso que precisam obtê-la por meio da sua alimentação. Isso significa que a taurina é um aminoácido essencial para os gatos, mas não essencial para os demais animais.
Há séculos, cães e gatos convivem com seres humanos, e, por muito tempo, pensou-se que ambos tinham as mesmas demandas nutricionais. Não raro, gatos eram alimentados com os mesmos itens que os cachorros e, por vezes, recebiam sobras de alimentos humanos.
Contudo, o desenvolvimento da nutrição animal permitiu que as dietas fossem elaboradas de acordo com as necessidades de cada espécie, inclusive, respeitando as demandas de cada fase da vida. Isso significa que também é necessário disponibilizar umaração adequada para os filhotes.
É preciso destacar que cães e gatos, apesar de pertencerem à ordem Carnivora, têm adaptações fisiológicas, anatômicas e metabólicas diferentes, o que resulta em hábitos alimentares e necessidades nutricionais distintas. Ou seja, enquanto cães são onívoros, gatos são carnívoros verdadeiros.
Para você ter uma ideia, um gato em crescimento precisa do dobro de proteína que um cão na mesma idade e, quando adulto, necessita do triplo em comparação ao cachorro. Um gato adulto precisa de12 a 15% de aporte proteico, enquanto cães, ratos e homens de 4 a 5%.
Quais são os benefícios da taurina para gatos?
Agora que você já sabe da importância da taurina para os gatos, deve imaginar os inúmeros benefícios que o aminoácido proporciona aos felinos. Mesmo assim, destacamos os seguintes:
- tem ação antioxidante, o que ajuda a combater o envelhecimento e a aumentar a expectativa de vida;
- regula os níveis de sódio e água nas células;
- estimula o metabolismo e o crescimento muscular;
- atua na produção dos sais biliares, melhorando a digestão;
- tem ação neurotransmissora (age nas células do sistema nervoso);
- atua de forma positiva nas células da retina.
Onde encontrar a taurina?
Muito bem, uma vez que a taurina deve ser incluída na dieta dos gatos, onde é possível encontrá-la? Como explicamos no início do artigo, a única fonte de taurina é a proteína de origem animal, mais precisamente nos órgãos e nos músculos.
Dessa forma, as vísceras de bovinos e aves são excelentes fontes do aminoácido, assim como mexilhões e camarões. Ovos e laticínios também provêm boas quantidades de taurina. Todos esses alimentos podem ser fornecidos aos gatos.
Contudo, a taurina perde as suas propriedades quando é exposta a altas temperaturas. Dessa forma, os alimentos deveriam ser preferencialmente disponibilizados crus aos felinos. O problema é que, com isso, surge outra questão temerária: a contaminação por agentes infecciosos como Escherichia coli, Toxoplasma gondii e Salmonella spp.
Além disso, a suplementação inadequada pode ser prejudicial, tanto quando a taurina é fornecida em menor quantidade quanto em maior quantidade aos gatos. Dar sobras de comida humana já não é apropriado, pois a maioria dos gatos domésticos não tem a oportunidade de caçar pequenos animais para suprir as suas demandas nutricionais.
Ademais, como mencionamos, felinos são estritamente carnívoros. Não devem, portanto, ingerir grandes quantidades de farináceos e cereais nem consumirrações para cães. Sendo assim, a melhor forma de fornecer taurina para os gatos é por meio de rações equilibradas.
Além de conterem os níveis apropriados de taurina e outros nutrientes fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento dos felinos, apresentam formulação ideal para agradar o peculiar paladar dos felinos.
Mas é preciso ter cuidado: produtos de baixa qualidade contêm alta concentração de farinhas e pouca proteína animal, o que resulta em aporte insuficiente de taurina, dificulta a digestão e favorece a geração de gases.
As rações devem ser deexcelente qualidade, pois elas têm a quantidade certa de farinhas e carnes desidratadas. Além disso, uma nutrição apropriada maximiza a saúde, o bem-estar e a longevidade dos gatos.
Por isso, desenvolvemos o Premix para gatos, um alimento vitamínico mineral que atende às exigências nutricionais dos felinos nas suas diferentes fases da vida. Além da taurina, o Premix Gatos contém colina e vitamina K, entre outros nutrientes fundamentais para esses animais.
Ficou interessado e gostaria de ter mais informações sobre ele? Então, visite o nosso site e conheça melhor o nosso produto com taurina para gatos, oPremix Gatos com Taurina!