Angus ou nelore: qual a melhor raça para criação de gado?
O Brasil é um país com tradição na criação de gado. Diversas raças se adaptaram ao nosso clima, mas algumas chamam mais atenção do mercado. Se você parou para se perguntar se deve investir em Angus ou Nelore, este post vai ajudar.
Ambas as raças são fruto de pesquisas de melhoramento genético para gado de corte e têm características bem distintas. Para fazer a escolha certa, é fundamental conhecer bem cada uma e as particularidades da criação e da nutrição. Por isso, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Angus: quais são as principais características?
A raça Angus ganhou muita notoriedade nos últimos anos e atualmente é um destaque no mercado, contando com consumidores fiéis. Conhecida pela qualidade da carne que produz, a raça é de origem europeia, mas se adaptou bem ao clima brasileiro.
Os primeiros bovinos Angus foram introduzidos em nosso território em 1906. Na época, nosso vizinho Uruguai já se dedicava à criação desses animais, o que chamou a atenção de pecuaristas brasileiros.
Entre as suas principais características, citamos uma alta taxa de fertilidade, o que favorece a multiplicação do rebanho e a precocidade.
Nelore: quais são as principais características?
A raça Nelore é líder na produção de carne no mercado brasileiro. Conhecida como uma raça forte, ela é originária da Índia e se adaptou muito bem ao nosso clima, alcançando bons resultados em todas as regiões do país.
Entre as suas principais características, destacamos a rusticidade, que a torna resistente a carrapatos e a doenças, e a fertilidade, sendo boa reprodutora. Além disso, a Nelore é uma raça que suporta altas temperaturas e produz uma carne de boa qualidade, mas demora um pouco mais para ficar pronta para abate.
Angus ou Nelore: qual a melhor raça para criar?
Afinal, devo investir em Angus ou Nelore? É muito provável que você já teve essa dúvida em algum momento. Isso é normal, uma vez que há muitas opiniões e poucas informações confiáveis sobre o assunto.
A questão é que a resposta para esse questionamento é: depende! Não fique frustrado ao ler isso, pois a explicação é simples e pode ser comprovada analisando o mercado brasileiro. É possível obter bons resultados e lucros com a criação dessas duas raças de gado de corte. A verdade é que a decisão mais coerente depende de diversas análises, como:
- capital disponível;
- estratégia reprodutiva;
- clima da região;
- espaço disponível para pasto;
- objetivos no mercado.
Como o mercado vê essas raças?
Nesse ponto, é válido destacar que ambas têm uma boa aceitação. Esse é mais um motivo para ter a certeza de que é possível obter bons lucros com qualquer uma delas. A Nelore é mais popular e faz parte da rotina alimentar da maioria das famílias brasileiras, pois seu preço final é menor do que a carne Angus.
Apesar disso, o boi Angus está ganhando mercado e tem um público fiel. A carne passou a ser sinônimo de qualidade e sabor e, mesmo com um preço acima do mercado, tem conquistado um bom volume de vendas.
Quais as principais diferenças entre elas?
Agora que você já sabe de tudo isso, é hora de entender as diferenças entre essas duas raças. As informações abaixo vão ajudar a decidir em qual delas investir de acordo com seus objetivos e recursos disponíveis. Confira!
Rusticidade
A rusticidade está relacionada à resistência do bovino. Nesse sentido, o Nelore tem características que o coloca em destaque, como a pelagem forte, a estatura média e a facilidade para parir. Vale dizer que o Angus também tem uma rusticidade acentuada. Porém, quando comparamos as duas raças, há uma disparidade considerável, especialmente no que se refere às altas temperaturas.
Tempo para abate
O boi Angus se sobressai nesse ponto, pois os animais atingem a maturidade sexual mais cedo e estão prontos para o abate em um período mais curto. O boi Nelore demora mais para atingir esse tempo. Porém, com técnicas adequadas e investimento em alimentação de bovinos, é possível reduzir essa espera.
Qualidade da carne
Nesse quesito, o gado Angus é conhecido por ter uma carne marmorizada e, por isso, mais saborosa. Essa característica faz com que ela seja classificada no mercado como “premium”, elevando os ganhos do produtor.
Em geral, a maior quantidade de gordura entremeada nas suas fibras faz com que a carne seja mais suculenta. Com isso, ela faz sucesso no churrasco.
A criação de Angus é feita da mesma forma do Nelore?
No que se refere à criação de Angus e Nelore, a principal diferença é que o manejo da raça Angus deve ser feito nos horários mais frescos do dia, já que ela sofre com as altas temperaturas. O ideal é que vacinação, pesagem e embarque e desembarque sejam feitos durante a manhã.
A nutrição dessas raças é diferente?
A nutrição de animais é um tema de extrema importância para os criadores. Nesse caso, é válido destacar que existem diferenças entre a raça Angus e a Nelore. Como regra, os bovinos se adaptam bem a diferentes dietas. Entretanto, o boi Nelore é o que responde melhor a vários tipos de pastagens e rações, aproveitando pastos com baixo valor nutricional.
Por outro lado, o gado Angus tem necessidades nutricionais diferentes. Eles são mais seletivos e podem sofrer com perda de peso caso o pasto não esteja dentro dos padrões necessários.
Para driblar o problema e melhorar a taxa de natalidade, de engorda e a eficiência reprodutiva do animal, é possível utilizar algumas práticas de manejo nutricional, como o ajuste de lotação, o rodízio de pasto e a suplementação.
Como visto, muitos criadores não sabem se devem investir no Angus ou Nelore. Essa é uma decisão com diversas variáveis, mas é preciso deixar claro que ambas trazem bons resultados e têm boa aceitação no mercado. Agora que você já sabe de tudo isso, basta fazer sua escolha e se esforçar para conquistar a máxima produtividade.
Este post foi útil para você? Assine a nossa newsletter e confira mais conteúdos como este em primeira mão!
Queria saber com qual idade o angus começa a fecundar?
Olá Gilmar, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
Buscar informação é sempre muito importante! A Vaccinar é uma empresa especializada em Nutrição Animal e buscamos sempre compartilhar o nosso conhecimento por meio do nosso Portal de Conteúdos. Pedimos que você sempre esteja aqui conosco!
Uma vaca Angus está apta a ser inseminada a partir de 12 – 14 meses de idade, desde que tenha o desenvolvimento corporal adequado (300kg). É importante fazer o acompanhamento do desenvolvimento corporal das novilhas para atingir o peso adequado para ser inseminada ou exposta ao touro (monta natural).
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve
É MUITO IMPORTANTE SEGUIR O PASSO A PASSO E TODAS AS DICAS QUE O ARTIGO ACIMA SUGERE.
É MUITO VÁLIDO APLICAR NO DIA A DIA DA CRIAÇÃO DOS BOI PARA TER SUCESSO NO SEU REBANHO.
APARTIR DO MOMENTO QUE VOCÊ TEM UM REBANHO E CRIAÇÃO DE BOI ADEQUADA MUITOS EMPRESÁRIOS QUEREM FECHAR NEGÓCIO COM VOCÊ.
É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE CUIDE MUITO BEM DO SEU GADO POIS ISSO VAI FAZER TODA A DIFERENÇA.
Olá Marciel, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita, pedimos que você sempre esteja aqui conosco!
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve.
OLÁ GOSTARIA DE SABER QUAL A IDADE QUE O GARROTE ANGUS DEVE TER PARA ATINGIR A MÉDIA DE 18@ ,NO CASO A PRECOCIDADE DESSE RAÇA
Olá, Luiz, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita!
A idade média é de 14-16 meses para atingir 18@, dependendo da qualidade da nutrição na fase de desmame e de recria dos animais.
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve.
Quero buscar conhecimento, para saber como nutri os animais angus
Olá, Jovenil, agradecemos o seu comentário em nosso Portal e ficamos felizes com a sua visita 🙂
Buscar informação é sempre muito importante! A Vaccinar é uma empresa especializada em Nutrição Animal e, buscamos sempre compartilhar o nosso conhecimento por meio do nosso Portal de Conteúdos. Pedimos que você sempre esteja aqui conosco.
Temos alguns conteúdos que pode ser do seu interesse, veja sobre: “COMO ESCOLHER A MELHOR RAÇÃO PARA BOVINOS DE CORTE?” https://nutricaoesaudeanimal.com.br/racao-para-bovinos-de-corte/
ou “CONHEÇA MAIS SOBRE NUTRIÇÃO DE PRECISÃO DE BOVINOS DE CORTE E O QUE PRECISA SER SUPLEMENTADO https://nutricaoesaudeanimal.com.br/nutricao-de-precisao-de-bovinos-de-corte/
Receba em seu e-mail os novos conteúdos do nosso Portal, assine a newsletter e fique por dentro dos assuntos mais atuais sobre nutrição animal.
Até breve.